O livro e o espelho

o processo criativo da dramaturgia do espetáculo infantil

Autores

  • Samyla Francis Ribeiro Jabor Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro
  • Jonas Defante Terra Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Dramaturgia, Teatro Infantil, Processo Criativo

Resumo

O presente artigo é sobre o princípio da pesquisa de processos criativos no teatro contemporâneo para crianças: encenação, dramaturgia, atuação e suas relações autorais, e consiste em um estudo dos processos cênicos do espetáculo de teatro para crianças realizados em Campos dos Goytacazes entre 2015 e 2018: O livro e o espelho. Será feito um cotejamento entre as montagens anuais tendo como foco comum de análise o fato de, em todas elas, a escritura (ou reescritura) do texto dramatúrgico ter sido realizada de maneira coletiva pelos participantes do processo. Investigaremos quais os procedimentos de criação e/ou recriação dramatúrgica utilizados nesse espetáculo e de que maneira essa dramaturgia foi ganhando vida através do processo de montagem cênica. Para tanto, realizaremos análises dos espetáculos e entrevistas com os participantes das montagens, nas quais serão abordadas questões acerca da comunicação cênica com crianças e das metodologias de criação dramatúrgica utilizadas.

Biografia do Autor

Samyla Francis Ribeiro Jabor, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Licencianda em Teatro

Jonas Defante Terra, Instituto Federal Fluminense

Licenciado em Matemática (2009) e em Teatro (2019) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Mestre em Engenharia de Produção (2015) pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância (2012) pela Universidade Católica Dom Bosco. Desde 2002, atua como ator e maquiador do Grupo Nós do Teatro. Iniciou, em 2008, sua atuação no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) como Técnico Administrativo em Educação. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFFluminense, sendo responsável pela elaboração e gestão das políticas culturais, como também pelo fomento aos projeto culturais e de diversidade de todos os campi do Instituto. Coordena projetos culturais de extensão que têm a produção cultural como potência para a circulação de fazeres e para o intercâmbio de saberes artístico-culturais.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

JABOR, S. F. R.; TERRA, J. D. O livro e o espelho: o processo criativo da dramaturgia do espetáculo infantil. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/277. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Cultura e Educação