Literature-se

intervenção literária e criação da Academia de Letras do IFF/Campus Itaperuna

Autores

  • Giselda Maria Dutra Bandoli
  • Luana Bazeth da Silva Mello
  • Esther Ramos Silva
  • Catarina Barroso Chaves Jucá

Palavras-chave:

Literatura, Intervenção literária, Academia de Letras Escolar

Resumo

Este projeto objetiva trabalhar na perspectiva do letramento literário, buscando destacar o protagonismo do aluno na recepção e na produção dos mais variados textos do domínio literário, fazendo valer o papel social da literatura. Apresenta-se a partir de duas faces, que se complementam e se integram entre si: as ações de intervenção literária e a criação da Academia de Letras do IFF/Campus Itaperuna. Objetiva-se resgatar nosso patrimônio cultural e literário, buscando construir no campus um centro de produção de cultura das Letras. O trabalho com a literatura – seja na recepção seja na produção – procurará atuar como instrumento de reflexão, contribuindo para a formação do pensamento crítico do aluno, o que é indispensável em uma sociedade que se pretende democrática e socialmente desenvolvida, por isso busca a democratização da leitura, ou seja, trabalha para que a literatura – como bem cultural – esteja ao alcance de todos. Metodologicamente, este projeto está ancorado em pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de literatura. Assim, autores como Barbosa (2011), Candido (2009) e Cosson (2018), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações. Alinha-se também aos documentos e orientações oficiais como os PCN (BRASIL/MEC, 2000), as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL/MEC, 2006) e a BNCC (BRASIL/MEC, 2018), cujas diretrizes orientam a promoção da leitura dos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente, dentre eles, o texto literário.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

BANDOLI, G. M. D.; MELLO, L. B. da S.; SILVA, E. R.; JUCÁ, C. B. C. Literature-se: intervenção literária e criação da Academia de Letras do IFF/Campus Itaperuna. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 3, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/227. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagem literária como expressão de resistência e diversidade