A “Mana Chica do Caboio” e o conceito de Lugar no Ensino de Geografia para o 6°Ano do Ensino Fundamental em uma escola da Baixada Campista (Campos dos Goytacazes-RJ)

Autores

  • Marcelle Machado Soares Lorca

Palavras-chave:

Mana Chica do Caboio, Cultura, Lugar

Resumo

Este trabalho foi elaborado pensando na importância da cultura imaterial da cidade, principalmente na Mana-Chica do Caboio, única dança folclórica que se tem conhecimento que foi criada na cidade de Campos dos Goytacazes, na Baixada Campista. Essa dança é considerada quase em extinção, porque não há mais a tradição de sua apresentação em períodos de colheita de cana, como antes. E existe um único grupo de teatro na cidade composto somente por mulheres que ainda se apresentam. Constatei que as novas gerações conhecem muito pouco sobre a dança e que há pouquíssimo incentivo à sua manutenção. Averiguou-se poucas fontes Bibliográficas e há poucas pesquisas sobre o seu potencial no ensino. Com este trabalho pretendo contribuir para que a dança folclórica Mana - Chica do Caboio possa ser utilizada no ensino da Geografia sob a perspectiva no conceito de lugar e que auxilie na identificação e reconhecimento da dança folclórica como identidade local, e em forma de resistência das camadas mais populares da sociedade.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

LORCA, M. M. S. A “Mana Chica do Caboio” e o conceito de Lugar no Ensino de Geografia para o 6°Ano do Ensino Fundamental em uma escola da Baixada Campista (Campos dos Goytacazes-RJ). Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 3, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/159. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Cultura na indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão