Nossa voz
projeto cultura IF Fluminense Macaé
Palavras-chave:
ensino médio, educação musical, canto coralResumo
O canto coral escolar representa uma poderosa ferramenta de integração, motivação e pertencimento. Ademais, estudos comprovam que a música, em sentido mais estrito, o canto coletivo, contribui para o fortalecimento da memória, da auto- eficácia e de outras questões relativas ao desenvolvimento integral dos estudantes (MATHIAS, 1986). O grupo observado para o desenvolvimento desta pesquisa é formado por trinta alunos, meninos e meninas, entre quinze e dezoito anos, dos cursos técnicos em automação industrial, eletromecânica, eletrônica e meio ambiente do ensino médio técnico integrado no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. Por meio de encontros semanais com duração de uma hora, em uma sala dedicada com cadeiras, teclado e televisão. Dessa maneira apresenta-se o presente trabalho com abordagem qualitativa em forma de estudo de caso (GIL, 2008), seu objetivo geral é apontar como o canto coral tem contribuído para o desenvolvimento dos alunos do ensino médio e os objetivos específicos são: relacionar as atividades que melhor contribuíram para o desenvolvimento integral dos alunos, identificar os principais benefícios na participação em um coro, apontar as principais características de um regente para o desenvolvimento de um ambiente de crescimento pessoal e musical. Entre as técnicas empregadas destacam-se: observação participante, diário de campo (GIL, 2008) e entrevistas semiestruturadas online (FRIENSEN, 2008). O tratamento dos dados desenvolveu-se por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e análise do discurso (ORLANDI, 2003). Entre os resultados obtidos destacam-se a melhoria do humor, motivação, pertencimento, afetividade, identificação e conhecimento musical. Destacam-se ainda observações sobre a influência da metodologia, da linguagem, confiabilidade e adaptação cultural do regente para obtenção de transferências psicanalíticas e resultados musicais satisfatórios. Conclui-se portando que o canto coral tem contribuído para o desenvolvimento integral dos alunos e que esta pesquisa pode colaborar com o desenvolvimento da educação musical escolar no ensino médio.