Memes para professores

a arte de inovar!

Autores

  • Suzana Almeida

Palavras-chave:

memes, cultura, arte, educação

Resumo

Este trabalho objetiva compartilhar práticas de ensino que tem os memes como sua principal forma de expressão que tem como público alvo um curso de professores na modalidade à distância. O uso de novas mídias junto à professores tende atualizá-los e a aproximar as relações com os docentes interagindo com a turma e com os próprios alunos, já que vivemos em tempos de proliferação de memes nas redes sociais. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa. Pauta-se em pesquisa bibliográfica, documental, iconográfica e relatos de experiência da pesquisadora em questão. Por isso ao longo da pesquisa narrasse e ilustrasse exemplos de como os memes foram usados nos processos de mediação pedagógica no curso de pós graduação: Docência na Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, voltado para professores do SENAI de todo território nacional. Tal forma de comunicação, os memes, que são criados através de cenas cotidianas, visa potencializar a comunicação, assim como estreitar laços a partir da linguagem cômica do humor através da plataforma de ensino. A pesquisa abrange a tríade educação, cultura e comunicação perpassando por: processos de mediação, práticas e formação docente, práticas de formação na cibercultura, as Novas Tecnologias Comunicacionais (NTICs) na Educação. Portanto, os memes são formas de linguagens bem atuais e que atingem relações culturais, políticas e sociais. Nesse caso, potencializa diversas leituras de mundo incentivando um olhar crítico através das artes, bem humorado, inovador e sustentável e reflexivo, a todos os envolvidos.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

ALMEIDA, S. Memes para professores: a arte de inovar!. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/143. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação