Cultura e Educação
análise e reflexão sobre a existência de espaços culturais em instituições de ensino
Palavras-chave:
Cultura e educação, espaços culturais, instituições de ensinoResumo
Este trabalho emerge das discussões do projeto “Heterotopias no ambiente escolar: mapeamento e reflexão sobre estratégias de gestão e sustentabilidade de espaços culturais em instituições de ensino”. O projeto busca compreender de que maneira se articulam os espaços culturais existentes nas instituições de ensino das regiões do Norte e Noroeste Fluminense. Além dos espaços culturais convencionais para o ambiente escolar, como bibliotecas e auditórios, esta pesquisa busca identificar como se organizam também os espaços emergentes das brechas produzidas pelos usuários do espaço escolar, detectando quais são os usos de todos esses espaços, como se mantêm, se impactam no desenvolvimento acadêmico dos alunos, dentre outras coisas. Para atingir tal objetivo, o projeto utiliza os métodos de prospecção do território, baseado na obra “Territórios criativos – prospecção e capacitação em territórios criativos” de Guelman et ali (2017), e o método de entrevistas de história oral, conforme a obra “Manual de história oral” de Verena Alberti (2005), além de orientar-se teoricamente conforme os filósofos Michel de Certeau e Michel Foucault. Desta forma, busca-se apresentar uma reflexão sobre a relação entre cultura e educação, tendo como base a realidade das instituições de ensino analisadas pelo projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal Fluminense – campus Campos Centro.