Cultura de consumo e infância

a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes

Autores

  • Patrícia Santos

Palavras-chave:

consumo, infância, consumo consciente

Resumo

Tendo como base o trabalho dos programas Criança e Consumo e Território do Brincar da organização de impacto socioambiental Alana, este estudo objetiva averiguar como a produção cultural voltada para o público infantil pode agir de forma a moldar uma nova geração de consumidores conscientes. Em uma análise crítica sobre os conceitos da sociedade de consumidores líquido-moderna e a teoria da aceleração social, investigou-se os efeitos da superexposição das crianças ao consumo e à publicidade. Encontra-se uma saída através da regulamentação da publicidade infantil e da conscientização por meio de projetos culturais, bem como pelo estímulo a um melhor uso tempo e dos espaços durante a infância, principalmente por meio de brincadeiras livres, realizadas com um mínimo de interferências. Desta forma busca-se uma maior ressonância com hábitos saudáveis no intuito de diminuir o consumo, além da formação de relações sociais mais sólidas dentro da sociedade contemporânea.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

SANTOS, P. Cultura de consumo e infância: a influência da produção cultural na formação de consumidores conscientes. Encontro de Cultura do IFFluminense, [S. l.], v. 2, 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/encontrodeculturaiff/article/view/124. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Cultura e Educação