Lâmpada Química sem Eletricidade
Palavras-chave:
lâmpada, eletricidade, químicaResumo
O projeto ´Lâmpada química sem eletricidade´ tem como objetivo mostrar a reação química que resulta da interação entre óxido de cobre e a acetona e que pode ser comparada a uma lâmpada por conta de suas semelhanças em relação ao brilho que pode ser observado durante a ocorrência da reação. Porém há o caráter excêntrico, tendo em vista que não há necessidade de eletricidade para que tal brilho seja produzido; o fenômeno resulta da interação química dos reagentes utilizados. A motivação para a escolha desse tema foi a perspectiva interessante e pouco convencional de se gerar iluminação sem uma fonte de energia elétrica e sim pelo contato entre a acetona pura e o cobre oxidado. A simplicidade de execução do projeto também se destaca como um ponto relevante, já que a realização da atividade demanda apenas cinco materiais, sendo eles; uma lâmpada, fio de cobre grosso, fio de cobre fino, acetona pura e fonte de chama (bico de Bunsen). Após os testes efetuados foi comprovada a efetividade do experimento, que pode ser definido como uma atividade simples e intrigante, com potencial para instigar a curiosidade dos que se dispuserem a observar, pensar e compreender o fenômeno que embasa o aspecto visual do trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anna Clara da Silva Cardoso, Caroline Pereira dos Santos, Gabriel Cabral da Silva, Inara Esteves Mota, Nathália Silva Matos, Luiz Otávio Cler Cursio Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
Com esta licença, terceiros podem:
- Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar, remixar, transformar e criar a partir do material.
Contudo, ao fazer uso do material, terceiros:
a) Devem:
- Atribuir a autoria do material.
- Dar o crédito apropriado ao autor.
- Prover um link para a licença.
- Indicar se mudanças foram feitas.
b) Não podem:
- Sugirir, explicita ou implicitamente, que o autor do material o apoia.
- Sugerir, explicita ou implicitamente, que o autor do material apoia o uso que está sendo feito do material.
- Usar o material original ou derivado para fins comerciais.
Detalhes da licença podem ser encontrados em https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0.