Replicações de tecnologias sociais sustentáveis reconhecidas no mundo científico para ampliar o potencial da agroecologia e agricultura familiar (ECOTECS) da região Norte Fluminense

Autores

  • Paulo Marcelo de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • José da Silva Nogueira Neto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Janaina Lima Azevedo Kelly Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • João Fernando de Lima Barcelos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Ramon Belo da Silva Universidade Estudal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Rita de Kássia Guarnier da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Nilza Franco Portela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Roberto Augusto Teixeira da Fonseca Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Mediadores universitários, Sustentabilidade ambiental, Desenvolvimento territorial

Resumo

O Projeto objetiva replicar tecnologias sociais a partir de um amplo conhecimento já disponível nos meios acadêmicos com apoio de um conjunto de projetos da UENF, como a ITEP e outros ligados à agroecologia e apoio à agricultura familiar, além de parcerias externas. Se baseia na análise, no estudo e na construção de protótipos de tecnologias sociais sustentáveis replicáveis, aplicadas para soluções na redução de resíduos sólidos e geração de energias renováveis, em comunidades e famílias rurais, pesqueiras e tradicionais em situação de vulnerabilidade social e/ou com ausência de infraestrutura básica de saneamento da região Norte Fluminense, ao mesmo que promove a capacitação e replicação destas tecnologias sociais (TSs) para geração de renda e sustentabilidade socioeconômico ambiental do público alvo atendido. Os processos de replicação e estudos estão sendo realizados no espaço cedido dentro da Universidade. O projeto tem parceria do Instituto Bem Estar Brasil e sua rede de ações. A metodologia tem base na Pesquisa-Acão, norteadora da política de extensão da UENF, além de criar uma metodologia própria fruto do encontro de vários conhecimentos dos parceiros envolvidos como as de modelos econômicos colaborativos que promovem sustentabilidade e economicidade para o público alvo atendido e tem como etapas a análise, o estudo e identificação das TSs demandadas nas comunidades, através do laboratório cedido ao projeto, que permite ampliar o uso destas tecnologias em propriedades rurais. Estão sendo criados conteúdos socioeducativos que estão sendo aplicados de forma remota e futuramente presencialmente ou semipresencialmente (plataforma de EaD do IBEBrasil). Os resultados foram atingidos através da criação de conteúdos formativos e educativos de forma estruturada para replicação de TSs com demandas identificadas nos territórios de abrangência, permitindo a geração de economia e renda para o público alvo atendido, ao mesmo tempo que se gera uma consciência socioambiental sustentável na redução de impactos negativos ao meio ambiente.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SOUZA, P. M. de .; SILVA NOGUEIRA NETO, J. da .; LIMA AZEVEDO KELLY, J. .; LIMA BARCELOS, J. F. de .; SILVA, R. B. da .; GUARNIER DA SILVA, R. de K. .; FRANCO PORTELA, N. .; TEIXEIRA DA FONSECA, R. A. . Replicações de tecnologias sociais sustentáveis reconhecidas no mundo científico para ampliar o potencial da agroecologia e agricultura familiar (ECOTECS) da região Norte Fluminense. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1423. Acesso em: 13 jul. 2024.