Importância da língua de sinais para o surdo inserido numa família de ouvintes
Palavras-chave:
Educação de surdos, Família ouvinte, LibrasResumo
Tendo em vista a educação de surdos nas pequenas cidades, é possível reconhecer que se tem um logo caminho a percorrer para que esse espaço seja respeitado inclusive no contexto familiar, pois, mesmo sendo o espaço familiar o primeiro local de interação social é também, onde o surdo mais se sente excluído, pelo simples fato de as pessoas que ali estão não terem o conhecimento necessário para torná-lo desde sua infância um indivíduo participante e independente. Esta percepção se dá pelo fato de termos relatos de famílias onde nem todos os membros trazem a consciência da real importância da LIBRAS na vida de seu entes, e muita vezes deixam de procurar um meio de ajuda-los. Alimentando o preconceito e o impedindo de adquirir uma língua que de fato contribua para o seu desenvolvimento. Assim, pode-se perceber que são inúmeros os desafios e barreiras a serem enfrentadas pelos surdos das pequenas cidades desde sua infância, identificando essa dificuldade justamente na primeira instituição da qual são partes fundamentais, onde ocorre a constituição de seus valores e construção de suas noções sociais. Portanto, ao abrir caminhos para um diálogo aberto entre as famílias ouvintes com filhos surdos consegue-se possibilitar uma maior conscientização delas reconhecendo as reais necessidades dos surdos e conscientização das famílias ouvintes com filhos surdos, vislumbrando os benefícios da LIBRAS no desenvolvimento de seus filhos, visto que é em seu ambiente familiar que a criança inicia a construção de sua própria identidade.