Diagnóstico da política pública em segurança alimentar e nutricional para o município de Campos dos Goytacazes (RJ) - décimo ano

Autores

  • Mauro Macedo Campos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Amanda Durães de Jesus Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Emilly Leite Bueno Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Lailla Gleyce Barcelos Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Letícia Crisóstomo de Souza Barcellos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Eduarda Mendes do Nascimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Sabrina Fernandes Santos Falçoni Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Políticas públicas, Segurança alimentar e nutricional, Agricultura familiar, Abastecimento urbano

Resumo

O projeto busca analisar o contexto de implementação das políticas públicas em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no âmbito local, a partir da extensão universitária, conduzida pela UENF e encontra-se no seu décimo ano. Tem como perspectiva a proposição de um desenho para a política de SAN para o município de Campos dos Goytacazes/RJ. Parte do esforço em mapear e diagnosticar as ações desenvolvidas em SAN, levando em conta os atores envolvidos no processo, observando as oportunidades e os conflitos inerentes. A construção dessa proposta conta com a parceria já construída com o setor público, da sociedade civil, via conselho municipal e a universidade, no sentido de formulação dessa política, priorizando três eixos: produção, distribuição e consumo de alimentos. Os resultados do projeto baseiam-se nos instrumentos de políticas locais de abastecimento e nas ações de SAN, para a obtenção de subsídios na formulação de uma política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A investigação e análise desse projeto contemplam as necessidades de mapeamento e levantamento de informações de três importantes grupos sociais; (1) aqueles em risco de insegurança alimentar, (2) os agricultores familiares e pescadores artesanais; e (3) gestores públicos e privados que atuam no abastecimento alimentar. Bem organizadas, estas informações podem servir de base tanto para a formulação e aperfeiçoamento de políticas de SAN. Ressalta-se nesta etapa do projeto, as parcerias com a Secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária, com a Fundação João Pinheiro (FJP), instituição pública especializada em administração pública, sediada em Belo Horizonte/MG e o LGGP/CCH/UENF, intermediada pelo projeto para oferta nas instituições da disciplina de graduação Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, além da parceria com pesquisadores da área a qual originou o Laboratório de Estudos de Direito a Segurança Alimentar e Nutricional Global local (LADSAN Glo) que está em processo de aprovação no CNPq e por fim, auxílio na reformulação do Conselho Municipal (COMSEA).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

MACEDO CAMPOS, M. .; DURÃES DE JESUS, A. .; LEITE BUENO, E. .; BARCELOS RIBEIRO, L. G. .; CRISÓSTOMO DE SOUZA BARCELLOS, L. .; MENDES DO NASCIMENTO, M. E. .; FERNANDES SANTOS FALÇONI, S. . Diagnóstico da política pública em segurança alimentar e nutricional para o município de Campos dos Goytacazes (RJ) - décimo ano. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/884. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça