Informática aplicada à educação

preparar professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação como recurso didático, independente do ensino ser remoto ou presencial

Autores

  • José Elias da Silva Justo Instituto Federal Fluminense
  • Hyasmim Picoli Boechat Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias e Informática

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) influenciam o modo de vida das pessoas, as compras, o lazer; e criam formas modernas de trabalhar, estudar, se relacionar com as pessoas, entre outras mudanças. Nos dias atuais as tecnologias estão presentes nas empresas, nos lares, nas ruas, das pequenas às grandes cidades. Consequentemente é de suma importância que os professores dominem, não somente as TIC em si, mas formas metodológicas de aplicá-las como recursos úteis nos processos de ensino-aprendizagem, para incentivar a participação ativa dos alunos nos estudos e melhorar a qualidade da aprendizagem, independente do ensino ser remoto ou presencial. Os gestores e professores não podem ficar parados no tempo, precisam acompanhar as novas tecnologias que surgem, não apenas como forma de conhecimento, mas também como fonte enriquecedora de seu trabalho em instituições de ensino. O projeto tem por objetivos investigar na literatura científica artigos de revisão bibliográfica e de estudos de caso bem sucedidos da utilização dos recursos das TIC na educação; investigar as teorias relacionadas à informática aplicada à educação: Instrucionismo, sócio-interacionismo e construcionismo; e elaborar uma documentação útil para educadores que almejam começar a utilizas as TICs em sala de aula. Ademais elaboraremos um curso de capacitação para educadores, pois ao aprofundar os estudos sobre formas de aplicar as TIC como ferramentas educacionais, aproximamos alunos e educadores, visto que com os avanços tecnológicos e a nova forma de vida que estamos vivenciando, a hibridização do ensino, não só é possível, como é algo necessário. Os objetivos propostos estão sendo alcançados e em breve estaremos ofertando um curso de extensão de Informática Aplicada à Educação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SILVA JUSTO, J. E. da; PICOLI BOECHAT, H. . Informática aplicada à educação: preparar professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação como recurso didático, independente do ensino ser remoto ou presencial. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/873. Acesso em: 28 mar. 2024.