A-CEA

ambiental - compostagem e espécies arbóreas. Divulgação, estratégias de cultivo e utilização de espécies arbóreas de uso popular, econômico ou ambiental e produção de adubo orgânico

Autores

  • José Olívio Lopes Vieira Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Arthur Quitete Ribeiro Barreto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Rosely Menezes da Silva Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Fernando Reynel Fundora Tellechea Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Mariana Gama de Melo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Luciana Aparecida Rodrigues Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Compostagem, Curso de capacitação, Lixo orgânico

Resumo

Em linhas gerais o Projeto de Extensão A-CEA tem como base a educação ambiental, trabalho e renda e divulgação da Universidade Estadual do Norte Fluminense por meio do oferecimento de cursos de capacitação e oficinas sobre a importância ambiental, de uso e econômica de espécies vegetais perenes, da produção de adubo orgânico a partir de resíduos domésticos e agrícolas e suas aplicações na agricultura. Inicialmente os cursos de capacitação eram destinados a profissionais e estudantes da área de ciências agrárias, biológicas e ambiental para atualização sobre os temas do projeto enquanto as oficinais, em caráter mais prático, oferecida a publico geral. No entanto, em razão da necessidade de isolamento social devido a COVID-19 foram oferecidos cursos misturando o conteúdo teórico e prático oferecidos somente no formato online. No período de um ano foram realizados cinco cursos de capacitação sobre produção de composto orgânico e sua aplicação nas culturas. O público variou entre pequenos produtores rurais; profissionais de diferentes áreas de atuação; estudantes da área de ciências agrárias e biológicas. O projeto também ofereceu cursos para outros projetos de extensão da UENF como o Projeto de Agroecologia e Biohorta da UENF. As mídias digitais Instagram, Facebook, site e canal no YouTube alcançaram cerca de 500 seguidores e 1.737 acessos. Informativos e tutoriais são publicados periodicamente nas redes sociais como forma de divulgação e interação com o público. Foi realizada, também live para os seguidores da rede social Instagram. Dois capítulos foram publicados no livro “Silvicultura tropical (2021)” (Editora: Autores da UFLA) sobre espécies florestais e dois trabalhos publicados nos Anais do Congresso da UNIVAP com resultados das pesquisas da aplicação dos compostos produzidos nas composteiras nas plantas. Livro sobre compostagem foi encaminhado para editora EDUENF para publicação no formato online para ser utilizados nos próximos cursos oferecidos pelo A-CEA.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

LOPES VIEIRA JÚNIOR, J. O.; QUITETE RIBEIRO BARRETO, A. .; MENEZES DA SILVA RIBEIRO, R.; REYNEL FUNDORA TELLECHEA, F. .; GAMA DE MELO, M. .; RODRIGUES, L. A. . . A-CEA: ambiental - compostagem e espécies arbóreas. Divulgação, estratégias de cultivo e utilização de espécies arbóreas de uso popular, econômico ou ambiental e produção de adubo orgânico. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/829. Acesso em: 29 mar. 2024.