Resumo Expandido

1 Apresentação
Não é simplesmente um resumo alongado. Deve incluir introdução com objetivos, metodologias, referências, resultados e/ou comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento que deverá ser divulgado entre a comunidade acadêmica.
É um documento cujas ideias e significância possam ser entendidas no menor tempo possível. Alguns assuntos podem ser omitidos em um resumo expandido, como, por exemplo, detalhes muito específicos de ensaios, descrições de futuros trabalhos, informações institucionais que não sejam relevantes ao trabalho, dentre outros.

2 Organização e Apresentação

• Componentes obrigatórios: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados (esperados, parciais ou finais), Conclusões (considerações finais) e Referências.
• Componentes facultativos (conferir obrigatoriedade no edital): Orientador, Área, Discussões, Agradecimentos.
• Os títulos dos componentes (seções) poderão ser adaptados conforme a abordagem de cada trabalho, desde que respeitada a proposta organizacional.
• Número máximo de autores: 6 (seis), sendo 1(um) autor principal e até 5 (cinco) co-autores.
• Poderá conter tabelas, quadros e/ou figuras.
• A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área.
• Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
• A área, se houver, deve estar relacionada à tabela de áreas disponíveis, conforme edital de cada edição).
• O título deverá ter a primeira letra em maiúsculo. Para as outras palavras do título deve-se respeitar a base XIX do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, disponível no site da Academia Brasileira de Letras.
• Os nomes dos autores deve ser escrito na forma completa, sem abreviações.
• Devem ser informadas, como nota de rodapé inserida após o último sobrenome de cada autor, as informações específicas como: nome da instituição à qual se filia; cargo, função ou ocupação (professor, pesquisador, estudante, etc).
• O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único, com breves e concretas informações sobre a justificativa, objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho, sejam parciais ou finais. Não deve conter referências bibliográficas. Deve obedecer ao limite mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras.
• As palavras-chave deverão ser incluídas ao final do resumo, em parágrafo específico, conforme estipulado no template, com três a cinco unitermos em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula (;)” e concluídas com "ponto final (.)".
• O trabalho deverá ser preparado respeitando-se o limite mínimo de 2 e máximo de 4 páginas.

3 Componentes ou Seções

3.1 Introdução
Texto justificando o problema estudado de forma clara e contextualizado com a literatura. O último parágrafo deve conter o objetivo geral do trabalho realizado.

3.2 Metodologia
Recomendamos que seja concisa, clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados.

3.3 Resultados e Discussão
Deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada em outros trabalhos científicos, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
Atenção: Tabelas e Figuras devem ser confeccionadas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Para figuras recomendamos resolução de 300 dpi e tamanho 10x10cm. Devem ser inseridas no texto do resumo expandido e numeradas com algarismos arábicos. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

3.4 Conclusão
Deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais e alinhada com o título, os objetivos e os resultados.

3.5 Agradecimentos
Pode expressar os agradecimentos aos órgãos que concederam bolsas e auxílios ao Projeto, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Projeto (exceto o professor-orientador).

3.6 Referências
Devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).