Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1 Formatação
1.1 Orientações gerais

Os trabalhos devem ser formatados de acordo com as especificações a seguir. Para isso é obrigatório que as informações do manuscrito sejam inseridas no template (arquivo padrão) disponibilizado no site do evento.

  • Os manuscritos deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, espaçamento após parágrafos de 8 pt e espaçamento entrelinhas de 1,5 pt — excetuando-se as citações diretas longas, resumo e referências que devem ser apresentadas com espaçamento entrelinhas simples (1 pt). Os textos não devem exceder 5.000 (cinco mil) palavras (de 2 a 4 páginas), incluindo os títulos, resumos, palavras-chave e referências.
  • O itálico deve ser empregado somente para palavras e expressões estrangeiras.
  • O arquivo deve estar em formato Libre Office Writer (com extensão .odt), com tamanho até 6 Mb.
  • O texto deve ser redigido em língua portuguesa.

1.2 Estruturação
1.2.1 Itens preliminares

  • Título que identifique o conteúdo.
  • Resumo informativo com no máximo 1.250 caracteres (com espaços), contendo de 150 a 250 palavras.
  • Palavras-chave constituídas de três até cinco termos, que identifiquem os principais assuntos abordados no trabalho em português, separadas por ponto e vírgula (;) e encerradas por ponto (.).
  • As submissões que não atenderem a essa estrutura serão arquivadas e automaticamente reprovadas.

1.2.2 Texto do trabalho

Recomenda-se observar as normas da ABNT referentes à apresentação de artigo em publicação periódica (NBR 6022/2018), apresentação de referências (NBR 6023/2018, com erratas de 2020), citações em documentos (NBR 10520/2002), norma para datar (NBR 5892/1989), numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2012) e resumos (NBR 6028/2021), assim como as normas de apresentação tabular do IBGE.

1.2.2.1 Referências (documentos citados no texto, conforme NBR 6023/2018)
A apresentação das referências deve seguir as seguintes recomendações:

  • A exatidão das referências e sua correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es).
  • Todas as referências devem ser alinhadas à margem esquerda e colocadas ao final do trabalho, sob o título Referências, centralizado.
  • A lista com as referências não deve ser numerada.
  • O espaço entre as linhas é simples e, entre cada referência, mais um espaço simples.
  • O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título deve ser o itálico em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade.
  • Nome(s) de autor(es) e/ou títulos de várias obras referenciadas sucessivamente, na mesma página, deve(m) ser apresentado(s) sem supressão dessas informações.
  • Devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor ou pelo próprio título, com a primeira palavra em letras maiúsculas, quando a obra não tem indicação de autoria.
  • Indica(m)-se o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outros sobrenomes abreviados, com a inicial maiúscula seguida de ponto final.
  • Referência com até 3 autores, todos deverão ser incluídos, separados por ponto e vírgula.
  • A partir de 4 autores, a referência poderá ser feita informado-se o primeiro autor, seguido da expressão et al.

1.2.2.2 Citações
As citações devem obedecer à NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT. O sistema de chamada nos anais do SVMULHER é autor-data. A referência completa deve ser indicada ao final do trabalho na seção intitulada Referências.

Os exemplos de citação direta, indireta e citação de citação estão apresentados a seguir.

1.2.2.2.1 Dados Gerais
No sistema autor-data é necessário observar o uso de letras maiúsculas e minúsculas na indicação de autoria:

  • quando a autoria fizer parte da sentença: Autoria (data, página):

          - utilize letra maiúsculas apenas na inicial do sobrenome dos autores ou do nome da instituição; e

          - inclua entre parênteses somente a data e a página.

  • quando a autoria for incluída após a sentença: (AUTORIA, data, página)

          - indique a autoria utilizando todas as letras maiúsculas; e

          - inclua entre parênteses a autoria, a data e a página.

1.2.2.2.2 Citação direta curta (com até 3 linhas)

  • Inclua a citação entre aspas; e
  • Indique a página/folha ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado).

Segundo Morais, «a possibilidade de se efetivar a descoberta era ínfima» (MORAES, 1995, p. 27).

De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

1.2.2.2.3 Citação direta longa (com mais de 3 linhas)

  • Utilize a fonte com tamanho 10 pt, com espaçamento entrelinhas simples entre as linhas e com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  • Não inclua a citação entre aspas;
  • Indique a página/folha da citação ou “não paginado” (quando o documento citado não for paginado);
  • Inclua um ponto final após a citação e outro após a indicação da autoria; e
  • Inclua uma linha em branco antes da citação e outra depois, separando-a dos parágrafos anterior e posterior. Essa linha deve ter a fonte com tamanho 10 pt e espaçamento entrelinhas simples.

1.2.2.2.4 Citação indireta

  • Por ser reescrita (paráfrase), a citação indireta não deve ser incluída entre aspas; e
  • Não é obrigatório indicar a página/folha da citação.

O dengue caracteriza-se como uma arbovirose de rápida propagação em áreas tropicais e subtropicais (DEGENER et al., 2014).

1.2.2.2.5 Citação de citação

  • Inclua apud ou «citado por» entre a indicação do documento original (aquele ao qual não se teve acesso) e a indicação do documento consultado; e
  • Inclua a referência do documento consultado na lista de referências.

No âmbito da prevenção, a Geografia da Saúde é utilizada por geógrafos de modo que estes profissionais realizam análise dos fatores sociais e ambientais que podem agravar a saúde, fazendo a correlação dos fatores geográficos com a ocorrência das doenças (SOBRAL, 1988 apud FERREIRA, 2015).

2 Avaliação do trabalho
Serão acolhidos apenas os manuscritos formatados de acordo com estas Instruções e cuja temática se enquadre nas áreas da referida edição do evento. Uma análise preliminar verificará o potencial para publicação e seu interesse para o público-alvo do evento, o atendimento aos requisitos éticos e o relatório do sistema de detecção de plágio. Trabalhos que não atenderem a essas exigências serão recusados.

Os manuscritos considerados potencialmente publicáveis no site de anais do evento seguem no processo editorial, composto pelas seguintes etapas:

2.1 Revisão técnica
É realizada pelos editores (organizadores) da edição do evento (desk review). Consiste fundamentalmente da revisão de aspectos de forma e redação científica, para que o manuscrito atenda a todos os itens detalhados nas Diretrizes para autores e esteja apto a ingressar no processo de revisão externa por pares.

2.2 Revisão externa por pares
O sistema de avaliação é duplo-cego (double blind review), no qual os avaliadores ad hoc não conhecem a identidade dos autores e não são identificados na revisão enviada aos autores. Os trabalhos serão enviados a pelo menos 1 (um) avaliador especialista dentre os membros do Conselho Editorial e/ou convidados ad hoc, que avaliarão seu mérito científico e o conteúdo do manuscrito a partir dos seguintes aspectos: originalidade e importância da contribuição, adequação aos objetivos gerais do evento, metodologia adequada, cumprimento dos critérios éticos/integridade da pesquisa, relação entre o problema proposto e apresentação/análise dos dados, conclusão respaldada nos dados, clareza, coerência e organização textual, indicação dos principais pontos fortes e fracos do manuscrito. Em caso de trabalho submetido a avaliação de número par de avaliadores, havendo discordância nos pareceres, o trabalho será enviado a outro avaliador, com características similares às dos anteriores, que contribuirá para o desempate.
Todos os avaliadores possuem formação mínima a nível de mestrado.
Os organizadores do evento encaminham a solicitação de avaliação para o especialista com um formulário padrão detalhado. Os avaliadores ad hoc devem seguir as Diretrizes para Avaliadores do SVMULHER. Esse processo de parecer por pares implica o compromisso do(s) autor(es) de atender da forma mais satisfatória e breve possível as observações dos avaliadores. A organização do evento se reserva o direito de recusar trabalhos cuja formulação desconsidere as sugestões dos avaliadores sem justificação razoável.

2.3 Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve estar sendo avaliada para publicação por outro evento ou periódico.
  • O arquivo da submissão deve estar em formato OpenOffice.
  • As referências que estiverem disponíveis em meio eletrônico, devem ter os URL devidamente indicados e responsivos.
  • Excetuando-se as particularidades de formatação indicadas nos templates, os trabalhos submetidos devem seguir as normas nacionais atualizadas publicadas pela ABNT.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • As siglas utilizadas precisam ser devidamente indicadas entre parênteses na primeira ocorrência no texto e não devem ser flexionadas.
  • Ao encaminhar o trabalho para avaliação, o autor concorda automaticamente em colocá-lo sob a licença Creative Commons: Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC).
  • A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo enviado conforme tutorial de submissão, garantindo-se o critério de sigilo exigido pela avaliação cega por pares.
  • O autor correspondente deve cadastrar todos os autores do trabalho no momento da submissão, conforme tutorial de submissão. Não se permitirá a inclusão de autores após iniciado o processo de avaliação por pares.
  • A titulação acadêmica máxima e a afiliação institucional do(s) autor(es) será(ão) incluídas na ocasião do cadastramento dos metadados (em Instituição/Afiliação e Resumo da Biografia).

Mulheres, Ciência e Tecnologia

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Arte

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Cultura

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Educação

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Empreendedorismo

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Gênero

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Política

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Resistência

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Subjetividade

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Trabalho

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres Negras

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Mulheres e Violência

Orientações para manuscritos no formato Resumo Expandido.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.