Educação socioemocional para o empoderamento de alunas adolescentes do curso técnico de Informática do IFRO Campus Porto Velho/RO
Palavras-chave:
Educação socioemocional, Empoderamento, Mulheres, PedagogiaResumo
Este artigo expõe sobre a educação socioemocional como ferramenta de empoderamento feminino para áreas de formação em tecnologias, como é o caso do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio ofertado no IFRO (Instituto Federal de Rondônia). Foram analisados os relatos de duas alunas deste curso, uma cursando o primeiro ano e a outra o terceiro ano, ambas adolescentes. As alunas expuseram suas opiniões e vivências sobre a necessidade de as meninas serem mais empoderadas em uma área que (ainda) é predominantemente masculina. Para amparar o debate, são significativas as contribuições de Becker (2004), Freire e Shor (1986), Baquero (2012) e Schneider (2009). O objetivo se delineia para compreender como possibilitar meios para tornar as alunas mais confiantes e empoderadas neste universo, sendo elas atendidas no Serviço de Orientação Educacional, utilizando-se princípios metodológicos da educação socioemocional baseados no Programa de Educação Emocional do IFRO. Os resultados indicam que é necessário um maior acolhimento das meninas pois existe sim preconceito contra as meninas/mulheres, subsistindo em dúvidas sobre suas capacidades cognitivas, simplesmente pelo fato de serem mulheres. Consideramos que é preciso incluir no currículo do curso de Informática temáticas como a história das mulheres que ajudaram a desenvolver esta área de conhecimento.