Relações de gênero na Educação Física Escolar
Palavras-chave:
Relações de gênero, Educação f´ísica escolar, EstereótiposResumo
O conceito de gênero faz referência às construções sociais de identidade, que estabelecem o que pode ser considerado feminino e masculino em determinada sociedade. O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção do professor de Educação Física sobre a interação de meninos e meninas durante suas aulas, refletindo nas questões de gênero. O estudo foi do tipo combinado descritivo/exploratório, no qual participaram onze professores/as de Educação Física de três escolas Estaduais do Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os resultados demonstram que as questões de gênero não são consensuais entre os/as professores/as. Eles/as apontam desvantagens das meninas em relação aos meninos durante as aulas e os motivos mais assíduos apontados pelos/pelas professores/as são: maior força física deles e diferença de habilidade entre eles/elas, atribuindo características aos meninos e meninas através de estereótipos de gênero. Foi possível inferir que separar os/as alunos/as por sexo durante as aulas de Educação Física é tão prejudicial quanto deixar de debater questões relacionadas ao gênero. Assim como, somente juntar meninas e meninos não é suficiente para combater as desigualdades de gênero. Destacamos que, novos estudos sobre o tema são necessários, bem como, formação inicial e continuada de professores/as de Educação Física que contemplem este assunto, já que as aulas de Educação física se mostram um espaço privilegiado para isso.