A outra face do empreendedorismo feminino

Autores

  • Lessiany Andrade Guimarães Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Mercado de Trabalho, Mulheres

Resumo

A entrada da mulher no mercado de trabalho é recente no tempo histórico, sendo resultado de diversos movimentos de luta pelo direito das mulheres. No entanto, a desigualdade de gênero no mercado de trabalho ainda é presente e as mulheres enfrentam diversos desafios. Essas barreiras fazem com que diversas mulheres optem pelo caminho do empreendedorismo, que é apresentado como uma forma de independência e ascensão social. O presente trabalho tem como objetivo abordar o empreendedorismo feminino no Brasil a partir da precarização do trabalho e desemprego, caracterizando o empreendedorismo por necessidade. Foram analisados dados sobre o cenário empreendedor para mulheres em escala nacional assim como dados relacionados ao mercado de trabalho de forma geral. Ao final foi possível observar que o empreendedorismo é uma possibilidade de autonomia e empoderamento feminino frente as condições apresentadas na conjuntura atual, no entanto ele ainda reflete diversas desigualdades para esse grupo social.

Biografia do Autor

Lessiany Andrade Guimarães Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

ANDRADE GUIMARÃES AZEVEDO, L. . A outra face do empreendedorismo feminino. Seminário Virtual da Mulher, [S. l.], 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/svmulher/article/view/60. Acesso em: 25 abr. 2024.