Mulheres e educação em debate
rupturas e permanências
Palavras-chave:
Educação para mulheres, Nação republicana, Pós-estruturalismo, Rupturas, PermanênciaResumo
Este trabalho propõe uma breve apresentação dos movimentos de ruptura e permanência na história da educação das mulheres no Brasil, considerando, inicialmente, os projetos de civilização da nação republicana (início do século XX) e ainda a finalidade de uma educação para mulheres em uma perspectiva pósestruturalista, cotejando as diferenças nos aspectos que definem seus objetivos e condições, as quais estabelecem relação direta com o tempo presente e a segmentação até então vigente no cerne educacional. Para este estudo elegemos a metodologia de análise de fontes históricas, bem como o cruzamento de fontes, pois operam de modo a permitir a observação dos tópicos tencionados no decorrer da pesquisa, evitando o anacronismo e a tomada de um monumento. Ademais, este trabalho busca inserir-se nos estudos que privilegiam a história das mulheres no Brasil e na historiografia da educação para mulheres, especialmente neste momento de emergências e incertezas, quando mulheres educam-se, mais uma vez, para educar.