Por uma práxis feminina
experiências de um grupo de orientação para uma ciência outra
Palavras-chave:
P´ráticas dialógicas, Ensino superior, Bell HoksResumo
O presente texto é um relato de práticas de um grupo de orientação e trabalho de uma Universidade pública situada na cidade de Macaé. Refletem-se, aqui, os encontros semanais desse grupo majoritariamente feminino de pesquisadoras – contando com quatro mestrandas, um mestrando e uma orientadora – em trabalho remoto devido ao contexto pandêmico. Objetivamos, com este relato, salientar a importância de práticas acadêmicas que proporcionem debates horizontais e socialmente críticos, que incorporem subjetividades e afetações dos sujeitos envolvidos, assim como contribuir no fomento das mesmas, na direção de uma educação como prática da liberdade. Foi possível, ao longo do texto, relacionar a escolha das autoras e dos autores estudados pelo grupo – e o formato dialógico e participativo dos encontros – com uma práxis potencialmente emancipatória, aberta às insurgências da realidade. Assim, abrem-se brechas e caminhos para as necessárias aproximações da pesquisa com a prática pedagógica, na direção da produção de uma ciência outra.