O (Des)Interesse das Gurias pela Ciência em uma Escola Pública de Canoas/RS
Palavras-chave:
Meninas na ciência, Ciência no ensino básico, Desigualdade de gênero na ciênciaResumo
Com o objetivo de compreender como as meninas (“gurias” aqui no Rio Grande do Sul) do ensino básico entendem a ciência e o papel das mulheres nas ciências exatas, engenharia e informática, o projeto Gurias fazendo ciência realizou, em suas etapas iniciais, um levantamento junto a uma escola estadual localizada em um bairro da periferia de Canoas/RS. Este levantamento foi realizado através de um questionário que foi aplicado nos meses de junho e julho de 2019 para os estudantes de todos os gêneros do 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, nos turnos da manhã e noite. Os resultados foram obtidos a partir de uma análise e pode-se destacar que a maioria dos estudantes participantes têm a imagem de um homem branco, de óculos e jaleco, como cientista. Com isso, conclui-se que a imagem do cientista precisa ser reconstruída, a pesquisa científica e suas possibilidades, que vão além dos temas discutidos nas disciplinas escolares, precisam ser abordadas com mais frequência para que este estigma social seja rompido.