Entre a casa e a escola

a dupla jornada de mulheres-professoras

Autores

  • Carol Alice Petroski Lazarim Faculdade de Educação São Luís

Palavras-chave:

Desafios, Magistério, Trabalho

Resumo

Este trabalho refere-se aos desafios que permeiam a vida de mulheres-professoras com dupla jornada de trabalho, que conciliam as responsabilidades domésticas e docentes diariamente. Objetivou-se compreender os impactos da sobrecarga de trabalho na qualidade de vida das mulheres que atuam no magistério. A pesquisa justifica-se pela necessidade de enfatizar as questões referentes à atuação feminina no ambiente educacional, tendo como bases teóricas os estudos de Barbosa e Leal (2013), Costa (2018), Neves e Seligmann-Silva, (2006) e Zibetti e Pereira (2010). Através da revisão bibliográfica de estudos já realizados sobre o tema, foi possível analisar questões importantes acerca da problemática abordada, discutindo brevemente as considerações das autoras. Os resultados obtidos indicam que as condições de vida e trabalho docente sobrecarregam as mulheres, contribuindo para o adoecimento das mesmas. Portanto, é preciso olhar com mais atenção para a realidade que as mulheres-professoras estão inseridas, buscando alternativas que melhorem a qualidade de vida e de trabalho dessas profissionais.

Biografia do Autor

Carol Alice Petroski Lazarim, Faculdade de Educação São Luís

Estudante de Especialização em Neuropsicopedagogia da Faculdade de Educação
São Luís

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

PETROSKI LAZARIM, C. A. . Entre a casa e a escola: a dupla jornada de mulheres-professoras. Seminário Virtual da Mulher, [S. l.], 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/svmulher/article/view/33. Acesso em: 17 jul. 2024.