Representações do feminino na Princesa do Sertão no jornal O Janota (1904) em Caxias/MA

Autores

  • Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro Universidade Estadual do Maranhão - UMA
  • João Vitor Ramos da Silva Universidade Estadual do Maranhão - UMA
  • Jakson Santos Ribeiro Universidade Estadual do Maranhão - UMA

Palavras-chave:

Mulher, Gênero, Jornal, Representação

Resumo

Esse artigo objetiva articular uma análise dos discursos sob o feminino presentes no Jornal O Janota, que circulava em Caxias, no Estado do Maranhão, Brasil, durante a Primeira República. Desse modo, analisaremos, os discursos presentes no jornal, fonte de nossas reflexões. O uso desse periódico se dar, devido identificarmos, que o mesmo divulgava discursos normativos do ser “mulher” em casa, e principalmente, no casamento, na tentativa de homogeneizar o papel das mulheres, impondo seus limites de atuação, seja no meio social ou em casa. Assim, produzindo subjetividades através dos discursos propagados em suas páginas. Um fato importante para mencionarmos, acerca deste periódico é a direção deste, que era por sua vez escrito, dirigido e editado por homens que representavam as mulheres não como um reflexo da realidade, mas como uma representação incutida no imaginário social, reforçando estereótipos e preconceitos para com o gênero feminino. Para isso, tem-se o aporte teórico de autores como Joan Scott (1990) e Pierre Bourdieu (2002), que discutem as questões de gênero e a representação do feminino.

Biografia do Autor

Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão - UMA

Graduanda em História – CESC/UEMA

João Vitor Ramos da Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UMA

Graduanda em História – CESC/UEMA

Jakson Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão - UMA

Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA), Doutor em História Social da Amazônia (UFPA), Mestre em História Social (UFMA) e Graduado em História (UEMA)

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

RODRIGUES PINHEIRO, M. G. .; RAMOS DA SILVA, J. V.; SANTOS RIBEIRO, J. . Representações do feminino na Princesa do Sertão no jornal O Janota (1904) em Caxias/MA. Seminário Virtual da Mulher, [S. l.], 2021. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/svmulher/article/view/193. Acesso em: 25 abr. 2024.