Ciências em experimentação

educar, comunicar e divulgar ciências em redes

Autores

  • Larissa Leite Gomes Instituto Federal Fluminense
  • Tatiana Azevedo Gomes Instituto Federal Fluminense
  • Paula Santos da Silva Instituto Federal Fluminense
  • João Vitor Azevedo Henriques Instituto Federal Fluminense
  • Natália Deus de Oliveira Crespo Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Educação Não Formal, Sites de Redes Sociais

Resumo

O poder sócio-interacionista da educação permite o desenvolvimento amplo do indivíduo sendo resultado de um processo sócio-histórico. Ancorado a este papel, o ensino de ciências da natureza fortalece-se como instrumento para ajudar a transformar a qualidade de vida comunitária, no qual a divulgação e apropriação das informações científicas permite provocações sociais e engajamento comunitários. O objetivo deste projeto de extensão é produzir materiais educativos (cartazes ilustrados) para divulgação científica para comunidade geral e reportá-los com ética e cuidado utilizando os sites de redes sociais - SRS (Instagram e Facebook). Metodologicamente, utilizamos o potencial pedagógico da utilização de textos/imagens/vídeos através do ambiente não-formal de educação dos SRS visando a popularização do conhecimento atrelado as vantagens da rápida e interativa disseminação de informações permitida pela internet, além dos benefícios associados ao protagonismo do público participante. As postagens foram iniciadas em maio de 2021 e, realizamos 67 e 49 publicações no Instagram e Facebook, respectivamente. Até o dia 30 de agosto de 2021 observou-se um público de seguidores sempre crescente, documentado em 530 seguidores no Instagram. Uma rotina semanal de postagens foi estruturada e, a segmentação dos conteúdos de ciências naturais delineou-se em 12 sessões, das quais, verificou-se, por acompanhamentos das métricas dos SRS, que dentro da sessão biologia (geral), o cartaz intitulado menstruação, publicado em 11 de maio de 2021, foi o que teve maior engajamento, totalizando um total de 60 interações com a publicação. Ratificando a estes dados, destaca-se que os cartazes de divulgação científica publicados demonstram associação a fatos e conteúdos do cotidiano da população. Esperamos que as ações baseadas em princípios científicos provoquem os envolvidos a pensarem e agirem criticamente por meio das informações compartilhadas e, também almejamos contribuir para efetiva democratização do conhecimento para fortalecimento e empoderamento da população norte fluminense.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

LEITE GOMES, L. .; AZEVEDO GOMES, T. .; SANTOS DA SILVA, P. .; AZEVEDO HENRIQUES, J. V. .; DEUS DE OLIVEIRA CRESPO, N. . Ciências em experimentação: educar, comunicar e divulgar ciências em redes. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/921. Acesso em: 28 mar. 2024.