Teoria e prática na formação continuada de docentes para atuação na educação especial

uma experiência no município de Laje do Muriaé/RJ

Autores

  • Bianca de Souza Moraes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Géssica Pereira Monteiro Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Jéssica Novaes Queiroz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Jéssica Teles Basílio Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Luana Leal Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Yasmin Siqueira da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação Especial, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

É recorrente o discurso de que faltam aos professores que atuam com estudantes públicoalvo da Educação Especial os conhecimentos necessários para o exercício da docência junto a esse alunado. Historicamente, a formação docente no Brasil voltada para atuação nessa modalidade esteve fundamentada na pedagogia tecnicista que propunha a delimitação de técnicas e de recursos específicos para o atendimento das especificidades desses alunos. Porém, compreende-se que não existe um saber-fazer próprio para atuação nessa modalidade de ensino. Nesse sentido, a ênfase na tendência tecnicista não contribui para que esses alunos sejam de fato incluídos, além de perpetuar sua marginalização no âmbito regular de ensino. Diante dessa constatação, este texto é resultado das experiências vivenciadas no decorrer da elaboração e desenvolvimento de um projeto de extensão que teve como objetivo, desenvolver um curso de formação continuada voltado para capacitação de docentes da rede municipal de Laje do Muriaé/RJ, como forma de propor alternativas para a discussão sobre a efetiva inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no âmbito regular de ensino. Como meio de possibilitar alternativas à perspectiva da pedagogia tecnicista, todo o processo de desenvolvimento do projeto de extensão foi fundamentado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). O curso contou com a participação de 26 professores; nas três primeiras aulas do foram privilegiados debates teóricos mais gerais por meio dos seguintes temas: A Educação Especial em uma perspectiva inclusiva; A medicalização e a patologização do ensino, laudo médico e seus impactos na Educação Especial; e, o Desenho Universal para a Aprendizagem: a acessibilidade para eliminação das barreiras pedagógicas. As outras cinco aulas abordaram conteúdos disciplinares inclusivos especificamente para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Ciências.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

SOUZA MORAES, B. de; PEREIRA MONTEIRO RANGEL, G. .; NOVAES QUEIROZ, J. .; TELES BASÍLIO, J. .; LEAL RIBEIRO, L. .; MALDONADO DA SILVA, R. .; SIQUEIRA DA SILVA, . Y. . Teoria e prática na formação continuada de docentes para atuação na educação especial: uma experiência no município de Laje do Muriaé/RJ. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/920. Acesso em: 3 dez. 2024.