Criação e implementação de biblioteca virtual de ebooks na área de ciências de plantas da rede pública de ensino
Palavras-chave:
EBook, Educação, Tecnologia, InteratividadeResumo
A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no cenário educacional, trouxe a necessidade de inovação nos livros didáticos. A interatividade de uma mídia digital pode ser definida como “...medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada”. Assim, os livros digitais aplicados a educação, levam às salas de aula uma ferramenta pedagógica alternativa de ensino, com possibilidade de interdisciplinaridade. O ensino de ciências no ensino médio possibilita ampliar e sistematizar aprendizagens essenciais já desenvolvidas no ensino fundamental, para consolidá-las na vida do aluno. Este projeto teve por objetivo a criação de livros eletrônicos interativos junto aos alunos do ensino médio, para montagem de um acervo a ser utilizado em aulas práticas experimentais de Biologia na rede pública. Os eBooks tem sido desenvolvidos junto aos alunos com ajuda do software Indesign, em formato EPUB, e os temas escolhidos de acordo com os tópicos atuais na área, seguindo as habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular, para serem posteriormente hospedados no aplicativo Google Classroom. O grupo de trabalho foi representado por 15 alunos do segundo ano do ensino médio do colégio Liceu de Humanidades de Campos, que participaram desde a criação do eBook até sua utilização nas práticas experimentais. Foram ministradas aulas presenciais e aulas no formato de ensino remoto durante a pandemia, com a finalidade de introduzir o conteúdo e práticas experimentais presentes. Acreditamos que a possibilidade de criação de livros eletrônicos dinâmicos deixarão as aulas mais atrativas, consolidando melhor aprendizado do ensino.