Educação do campo
limites e possibilidades da formação continuada para educadores na baixada campista
Palavras-chave:
Formação docente, Trabalho, Campesinato, IdentidadeResumo
O projeto tem como objetivo disseminar ações pedagógicas a partir da construção de conhecimentos e estratégias educativas, que contribuam para a melhoria do processo de ensino aprendizagem trazendo ferramentas pedagógicas para o corpo docente fazendo com que o ensino tenha uma certa melhoria. Essas ferramentas utilizadas visam o ensino de acordo com a didática da Educação do Campo, pondo o aluno e suas necessidades como o centro da educação. Levando em consideração o cenário atual, as atividades presenciais desenvolvidas no Colégio Estadual Almirante Barroso na baixada campista foram ampliadas a partir da divulgação do trabalho nas redes sociais, o projeto ganhou visibilidade para além do âmbito municipal e do estado do Rio de Janeiro. A página no Instagram possibilitou a visualização dos trabalhos em todas as regiões do país, permitindo muitas trocas de experiências. Sua alimentação ocorre de forma diária, com posts em formatos, de gravuras e vídeos explicativos, com temas ligados à Educação do Campo; também são realizadas lives com convidados de diferentes instituições de ensino para enriquecer ainda mais os objetivos do projeto e ampliar as discussões sobre o assunto. Além disso, foi elaborado um jogo da memória com conceitos da Educação do Campo com foco não só nos alunos, mas em todos que tenham o interesse de conhecer mais sobre o tema. Foram confeccionados Planos de Aula, inspirados na Metodologia Ativa da Educação do Campo, estudos com o Dicionário da Educação do Campo (2012) e a o abastecimento mensal do Portfólio Virtual do Projeto.