Educação do campo

limites e possibilidades da formação continuada para educadores na baixada campista

Autores

  • Ricardo André Avelar da Nóbrega Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Kíssila dos Santos Monção Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Carine Ribeiro Barros Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Nina de Souza Menezes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Ranielly Lisboa Muniz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Formação docente, Trabalho, Campesinato, Identidade

Resumo

O projeto tem como objetivo disseminar ações pedagógicas a partir da construção de conhecimentos e estratégias educativas, que contribuam para a melhoria do processo de ensino aprendizagem trazendo ferramentas pedagógicas para o corpo docente fazendo com que o ensino tenha uma certa melhoria. Essas ferramentas utilizadas visam o ensino de acordo com a didática da Educação do Campo, pondo o aluno e suas necessidades como o centro da educação. Levando em consideração o cenário atual, as atividades presenciais desenvolvidas no Colégio Estadual Almirante Barroso na baixada campista foram ampliadas a partir da divulgação do trabalho nas redes sociais, o projeto ganhou visibilidade para além do âmbito municipal e do estado do Rio de Janeiro. A página no Instagram possibilitou a visualização dos trabalhos em todas as regiões do país, permitindo muitas trocas de experiências. Sua alimentação ocorre de forma diária, com posts em formatos, de gravuras e vídeos explicativos, com temas ligados à Educação do Campo; também são realizadas lives com convidados de diferentes instituições de ensino para enriquecer ainda mais os objetivos do projeto e ampliar as discussões sobre o assunto. Além disso, foi elaborado um jogo da memória com conceitos da Educação do Campo com foco não só nos alunos, mas em todos que tenham o interesse de conhecer mais sobre o tema. Foram confeccionados Planos de Aula, inspirados na Metodologia Ativa da Educação do Campo, estudos com o Dicionário da Educação do Campo (2012) e a o abastecimento mensal do Portfólio Virtual do Projeto.

Biografia do Autor

Ricardo André Avelar da Nóbrega, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Coordenador do Projeto

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

AVELAR DA NÓBREGA, R. A. .; SANTOS MONÇÃO, K. dos; RIBEIRO BARROS, C. .; SOUZA MENEZES, N. de; LISBOA MUNIZ, R. Educação do campo: limites e possibilidades da formação continuada para educadores na baixada campista. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/916. Acesso em: 14 dez. 2024.