Centro de Memória do Campus Bom Jesus do Itabapoana
uma reflexão sobre os lugares de memória
Palavras-chave:
Lugares de Memória, Projetos de Extensão, Centro de MemóriaResumo
O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI), do Instituto Federal Fluminense (IFF), é um instrumento teórico e metodológico de referência e orientação para as reflexões e ações institucionais. Para tal, o PPI pauta-se em duas dimensões: a articulação entre educação, ciência e tecnologia; e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, elementos pilares para a efetivação de um ensino que se pretende público e de qualidade. Dessa forma, as atividades extensionistas estabelecem a comunicação entre o saber institucional e a sociedade, visando à troca de conhecimentos e a construção de novos saberes. Os Centros de Memórias do IFF são projetos extensionistas, que visam preservar e divulgar a memória e história institucional e dos locais de sua abrangência. No entanto, durante o período pandêmico, uma das bases dos Centros de Memória, o espaço físico de conservação, manutenção e divulgação do acervo ficou inoperante, devido as normas de distanciamento social e as medidas protetivas de controle da pandemia. O objetivo deste trabalho é refletir os impactos da pandemia nas atividades de extensão do Centro de Memória do Campus Bom Jesus, partiremos, portanto, da problematização do texto clássico de Pierre Nora “Entre a história e a memória: a problemática dos lugares”, para refletirmos as ações referentes ao “lugar de memória” transferido para o espaço virtual. Através dessa reflexão iremos apresentar os resultados do projeto para a sociedade, tais como: o #TBTDOIFF, o Seminário Patrimônio Cultural de BJI e a participação no evento Abril Indígena 2021. E, por fim, debater o alcance dessas ações perante o público.