O patrimônio cultural local e institucional

intervenções a partir de mídias sociais e educação patrimonial

Autores

  • Alice Scheles Hentzy Instituto Federal Fluminense
  • Henrique Barreiros Alves Instituto Federal Fluminense
  • Juliana Gomes da Rocha Barreiros Alves Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Memória, Acervo, Patrimônio cultural, Rede social

Resumo

O projeto Centro de Memória no Instituto Federal Fluminense, campus Macaé tem atuado em duas frentes, que são percebidas como complementares, a organização do acervo histórico e de memória e o trabalho contínuo com a memória local e institucional com sua disseminação nos mais variados formatos. Essas vertentes de trabalho envolvem diversas ações, as quais podemos citar a dinamização de publicações em rede social visando a educação patrimonial e o conhecimento e reconhecimento da cultura local enquanto movimento necessário para a constituição da identidade do indivíduo e de sua relação com o território. Tais ações, se estendem nas várias formas em que é possível realizar esse tipo de abordagem, sem fetichizar o patrimônio, mas adotando-o como elemento de formação identitária e cidadã, parte da formação geral de estudantes, e porque não, de toda a sociedade. Nessa linha o projeto, realiza estudos em diversas fontes de memória e história da instituição e da cidade para elaborar as postagens na rede social Instagram, está confeccionando material didático para auxílio de educadores tratando do patrimônio edificado, assim como trabalha recorrentemente na organização e disponibilização do acervo relacionado. Em suas próximas etapas o projeto recorrerá à legislação na área de cultura da cidade, com prospecção já realizada, visando demonstrar o importante papel que a sociedade civil pode desempenhar na relação com o governo munícipe, assim como dos direitos culturais inerentes às políticas culturais. Todo esse contexto aciona diretamente os apagamentos e esquecimentos, que subjazem na memória, mas que tem sido cada vez mais manifestos na sociedade através da apropriação do espaço social, do reconhecimento dos liames históricos e da contestação das representações impostas pela sociedade. Esse aspecto tão atual, traz aos conceitos de memória e patrimônio um momento de especial discussão, o qual está não somente no horizonte, mas na prática do projeto.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

SCHELES HENTZY, A. .; BARREIROS ALVES, H. .; GOMES DA ROCHA BARREIROS ALVES, J. . O patrimônio cultural local e institucional: intervenções a partir de mídias sociais e educação patrimonial. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/906. Acesso em: 25 abr. 2024.