Literature-se
intervenção literária e ações da academia de letras do IFF campus itaperuna
Palavras-chave:
Intervenção literária, Academia de Letras em contexto escolar, Democratização da leitura e da escritaResumo
Este projeto objetiva trabalhar na perspectiva do letramento literário, buscando destacar o protagonismo do aluno na recepção e na produção dos mais variados textos do domínio literário, fazendo valer o papel social da literatura. Apresenta-se a partir de duas faces, que se complementam e se integram entre si: ações variadas de intervenção literária e a execução do plano de trabalho da recém-criada Academia de Letras do IFF/Campus Itaperuna. Chamamos de intervenção literária as inúmeras ações cuidadosamente pensadas e articuladas, que intrferem no cotidiano do campus em seus variados espaços e em momentos diversos a partir do contato direto com o texto literário. Objetiva-se resgatar nosso patrimônio cultural e literário, buscando construir no campus um centro de produção de cultura das Letras. O trabalho com a literatura – seja na recepção seja na produção – procurará atuar como instrumento de reflexão, contribuindo para a formação do pensamento crítico do aluno, o que é indispensável em uma sociedade que se pretende democrática e socialmente desenvolvida, por isso busca a democratização da leitura, ou seja, trabalha para que a literatura – como bem cultural – esteja ao alcance de todos. Metodologicamente, este projeto está ancorado em pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de literatura, além daqueles que defendem a importância do ato de ler . Assim, autores como Barbosa (2011), Candido (2009), Cosson (2018) e Freire (1989), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações. Alinha-se também aos documentos e orientações oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL/MEC, 2006) e a BNCC (BRASIL/MEC, 2018), cujas diretrizes orientam a promoção da leitura dos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente, dentre eles, o texto literário.