Projeto toca Guarus

ensino de instrumentos musicais e prática instrumental coletiva

Autores

  • Henrique Gonçalves da Costa Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus
  • Roberta da Alves da Silva Berty Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus

Palavras-chave:

Ensino de Instrumentos, Prática coletiva, Inclusão

Resumo

O projeto visa desenvolver atividades de ensino e execução musical em grupo envolvendo instrumentos como Flauta, Violino, Violão e Teclado, proporcionando o contato com a pedagogia de instrumentos musicais e a dinâmica da formação e atuação em grupos musicais. Prevê também a realização de aulas e ensaios semanais (aproveitando a estrutura existente no campus de salas já equipadas com instrumentos como teclados e violões), nos quais são estudados aspectos técnicos da execução dos instrumentos e da metodologia de ensino coletivo de instrumentos musicais, e apresentações em público. O projeto é direcionado à comunidade local e tem interação direta com o curso de Licenciatura em Música. O projeto se constitui um espaço de democratização do acesso a bens culturais, a aprendizagem musical e a inclusão de pessoas desprovidas de melhores condições sociais em grupos musicais antes inacessíveis, assim como a curricularização da extensão para os estudantes do Curso de Licenciatura em Música. A execução do projeto, neste período que abrange a atual pandemia de Covid -19, tem se dado de forma online, com aulas de instrumentos, buscando possibilitar este ensino aos envolvidos. Mesmo diante das limitações e dificuldades impostas pela pandemia, tem sido possível o alcance de resultados no que diz respeito ao aprendizado dos instrumentos ensinados.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

GONÇALVES DA COSTA, H. .; ALVES DA SILVA BERTY, R. da. Projeto toca Guarus: ensino de instrumentos musicais e prática instrumental coletiva. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/894. Acesso em: 21 nov. 2024.