“Aperfeiçoamento, expansão e consolidação do núcleo avançado (museu) de ensino, pesquisa e extensão na área de morfologia normal e patológica da universidade”

Autores

  • Eulógio Carlos Queiróz de Carvalho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Fernanda Rossi Rocha Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Larissa Ferreira Mendes de Sá Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Maria Angélica Da Silva Ferreira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Anna Luiza Barreto Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Gabriela Correa Leoncio Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Rachel Lírio da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Elizabeth Gonçalves Pires Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Macroscopia, Patologia, Anatomia, Histopatologia

Resumo

"O museu de morfologia e patologia animal da UENF teve grande importância na comunidade acadêmica, pois desde a sua fundação até 2019 pôde disseminar o conhecimento sobre patologias recorrentes e atípicas dos animais (Domésticos e Silvestres) através de feiras itinerantes em território campista. E nos anos de 2020 e 2021 o museu passou a ser digital, abrangendo um território mais amplo para difundir conhecimento. O museu hoje abriga cerca de 180 peças. "O “Museu” é um banco de valores, um celeiro de bens culturais, técnicos e científicos que, muitas vezes, é associado apenas ao “antigo” ou “velho”, ideia que representa um desaviso. Como repositório, que reúne e conserva peças e coleções com a mais variada representatividade e interesse, é local de aprendizado diverso onde a memória fotográfica, entre outros, é o maior instrumento didático. Pois, permite ainda, toda uma fundamentação teórica ouvida e/ou lida e/ou discutida e, até o fazer e o criar... Daí a pertinência da consolidação de um Museu na nossa jovem UENF, um espaço que, no contexto didático da morfologia animal normal e patológica, permite dinâmicas interessantes e de muito alcance, servindo a uma relação crítica com produção de saber interdisciplinar, interprofissional e com a comunidade. A abertura do Museu à comunidade em geral ou às turmas de estudantes em ciências naturais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, espontaneamente ou na ocasião das “Feiras de Ciências”, é um verdadeiro “deleite científico” a enriquecer seus trabalhos e conhecimentos em ciências naturais. A visita assistida ao Museu, do leigo ou iniciante nas ciências biológicas ou biomédicas, tem despertado ou consolidado uma vocação profissional nesta área, ou mesmo sufocá-la, quando no contato com o “cadáver” (corpo do animal morto) ou suas partes (vísceras e órgãos) normais ou doentes (com lesões).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

QUEIRÓZ DE CARVALHO, E. C. .; ROSSI ROCHA, F. .; FERREIRA MENDES DE SÁ, L.; SILVA FERREIRA, M. A. D.; BARRETO GOMES, A. L. . .; CORREA LEONCIO, G. .; LÍRIO DA SILVA, R. .; GONÇALVES PIRES, E. . “Aperfeiçoamento, expansão e consolidação do núcleo avançado (museu) de ensino, pesquisa e extensão na área de morfologia normal e patológica da universidade” . Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/881. Acesso em: 25 abr. 2024.