Empreendedorismo social

Autores

  • Lívia do Nascimento Nogueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Luiza de Oliveira Carvalho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Olivier Oliveira Batista Ramos Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Projetos, Enactus, Empreendedorismo Social, Meio Ambiente, Parcerias

Resumo

O projeto “Empreendedorismo Social” tem como principal objetivo desenvolver ações e atividades focadas no empreendedorismo social, para o período 2020-2021, tivemos objetivos específicos, que se seguem:

● Desenvolvimento e integração do público universitário (Graduação, pós-graduação, professores e parceiros) por meio do Time Enactus UENF. Agregando valor à formação acadêmica e profissional por meio de treinamentos e atividades não incluídas na matriz curricular, mas necessárias. Como resultado, foram feitas rodas de conversas. Em parceria com as Empresas Juniores da UENF, foram realizadas lives com temas importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal, como Liderança e Inteligência Emocional.

● Prospecção e manutenção do projeto Culturaê para comunidade cultural na região do Norte Fluminense. Alinhando três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental). O projeto está em processo de prospecção (análise estrutural, planejamento estratégico e contato com a comunidade) e tem foco na cultura regional, com o objetivo de dar maior visibilidade a pequenos artistas.

● Em meados de 2020, no pico Pandemia de Covid-19, foi feito um live com a psicóloga Hellen Paes, para trabalhar a inteligência emocional afim de manejar as situações que surgiam dentro do seu contexto das comunidades apoiadas e da sociedade. Além disso, uma live sobre Liderança também foi ministrada publicamente por Vitor Ungari, ex-gerente de programa na Enactus Brasil, que abarcou fatores como Planejamento Organizacional.

● O Projeto Farol teve como principal vertente a educação e tem o intuito de empoderar e auxiliar alguns alunos da escola Estadual Benta Pereira em Guarus, sobretudo os estudantes do ensino médio. Despertando a visão sobre o que fazer após a escola, empreendedorismo social, saúde mental, educação financeira e sustentabilidade, abordando os temas de uma forma diferente e descomplicada.

● Criação de novos projetos de desenvolvimento, por meio do Time Enactus UENF, para comunidades na região do Norte Fluminense. A fim de alinhar os três pilares da sustentabilidade (social, econômico e ambiental), em temáticas diversas, tais como: educação, tecnologia, meio ambiente entre outras. Está em fase de prospecção, o “TerceirizAção”, tem como objetivo entender as necessidades da comunidade entre escolaridade e plano de negócios.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

NASCIMENTO NOGUEIRA, L. do; OLIVEIRA CARVALHO, L. de; OLIVEIRA BATISTA RAMOS GOMES, O. . Empreendedorismo social. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/879. Acesso em: 25 abr. 2024.