Educando para preservar
Palavras-chave:
Consciência Ambienta, Instagram, Educação InclusivaResumo
Entre os anos de 2019 e 2020 a humanidade foi surpreendida pela pandemia viral do covid-19 que desencadeou uma série de medidas emergenciais com o intuito de preservar a vida humana, automaticamente, implicando em medidas subsequentes para dar continuidade à vida social. Neste sentido, a proposta inicial de apresentação do projeto Educando para Preservar teve que ser adaptada à nova realidade virtual. Utilizando o Instagram como plataforma de visibilidade para manter o objetivo de implementar uma divulgação interativa de conhecimentos científicos voltados para a preservação ambiental. Cada funcionalidade da rede foi explorada a fim de alcançar um maior número de pessoas e aproximá-las à conscientização ambiental. Como ferramenta de ensino foram utilizados: Postagens de imagens, vídeos longos e curtos, transmissões ao vivo, conteúdos “expiráveis” (stories), para abordar temas específicos como: curiosidades animais, a exibição e explicação de peças taxidermizadas, entre outros temas. Todos com caráter informativo e voltado à perspectiva inclusiva. Com apenas 1 ano a página “@EducaçãoInclusivaUENF” alcançou cerca de 600 seguidores e realizou 137 postagens, mantendo uma frequência de atualização de conteúdos em feed semanal, e atraindo um resultado de crescimento gradativo. O alcance de visibilidade da página, na última quinzena, atingiu cerca de 604 contas entre seguidores e não seguidores. Dessa forma, é possível concluir que mesmo perante as adversidades dos últimos anos o projeto conseguiu manter um alcance efetivo de contato entre o conhecimento científico e a comunidade, impactando através de sua página virtual na conscientização da preservação ambiental.