Educando para preservar

Autores

  • Carlos Rodrigo Pessanha Moreira Barreto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Derlaine Almeida Fernandes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Mariana Biscaro Zófoli Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Consciência Ambienta, Instagram, Educação Inclusiva

Resumo

Entre os anos de 2019 e 2020 a humanidade foi surpreendida pela pandemia viral do covid-19 que desencadeou uma série de medidas emergenciais com o intuito de preservar a vida humana, automaticamente, implicando em medidas subsequentes para dar continuidade à vida social. Neste sentido, a proposta inicial de apresentação do projeto Educando para Preservar teve que ser adaptada à nova realidade virtual. Utilizando o Instagram como plataforma de visibilidade para manter o objetivo de implementar uma divulgação interativa de conhecimentos científicos voltados para a preservação ambiental. Cada funcionalidade da rede foi explorada a fim de alcançar um maior número de pessoas e aproximá-las à conscientização ambiental. Como ferramenta de ensino foram utilizados: Postagens de imagens, vídeos longos e curtos, transmissões ao vivo, conteúdos “expiráveis” (stories), para abordar temas específicos como: curiosidades animais, a exibição e explicação de peças taxidermizadas, entre outros temas. Todos com caráter informativo e voltado à perspectiva inclusiva. Com apenas 1 ano a página “@EducaçãoInclusivaUENF” alcançou cerca de 600 seguidores e realizou 137 postagens, mantendo uma frequência de atualização de conteúdos em feed semanal, e atraindo um resultado de crescimento gradativo. O alcance de visibilidade da página, na última quinzena, atingiu cerca de 604 contas entre seguidores e não seguidores. Dessa forma, é possível concluir que mesmo perante as adversidades dos últimos anos o projeto conseguiu manter um alcance efetivo de contato entre o conhecimento científico e a comunidade, impactando através de sua página virtual na conscientização da preservação ambiental.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

PESSANHA MOREIRA BARRETO, C. R. .; ALMEIDA FERNANDES, D. .; BISCARO ZÓFOLI, M. .; FREITAS RODRIGUES GODINHO, A. B. . Educando para preservar. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/872. Acesso em: 18 jul. 2024.