Implementação de uma nova metodologia didática inclusiva para o estudo e conhecimento da anatomia animal
Palavras-chave:
Morfologia Animal, Metodologia Inclusiva, Deficiência, Rede socialResumo
Diante da necessidade de trabalharmos uma educação acessível e ao alcance de todos, este projeto tem como objetivo a implementação de metodologias alternativas que amplifiquem o processo de ensino-aprendizagem especialmente para pessoas com deficiências. Um acervo de peças anatômicas com preparação em biscuit, glicerina, termo-modelagem e secagem ao ar, identificados por legendas em braille, em letras ampliadas complementadas com barbante e QR CODE é utilizado como ferramenta didática para o ensino da anatomia animal. Neste sentido, o objetivo é minimizar as dificuldades no ensino e promover a igualdade na obtenção do conhecimento entre alunos de baixa visão e normovisuais. Entretanto, por conta da pandemia de COVID-19 o projeto se reinventou e está realizando seu trabalho extensionista nas redes sociais, principalmente no Instagram o "@educacaoinclusivauenf", divulgando os materiais de modelos biológicos através de publicações com audiodescrição dos textos e imagens e a utilização de hashtags (#Pracegover), além de cores de fácil aceitação para visão como o azul e amarelo são usados nas produções do conteúdo do projeto. Assim, após um ano da criação da página no Instagram, em Julho de 2020, obtivemos 618 seguidores até o mês de setembro de 2021, com 1.286 contas alcançadas, promovendo 138 publicações de conhecimento científico através da capacidade alternativa que a rede social possui em transmitir conteúdo com diferentes maneiras por ferramentas de acessibilidade para pessoas de inclusão.