Oficina sobre o uso do estudo de caso no ensino de ciências
Palavras-chave:
Estudo de Caso, Metodologia ativa, Aprendizagem significativaResumo
O Ensino de Ciências ainda é um grande desafio tanto para alunos, que argumentam não compreender ou relacionar as Ciências Exatas com o seu cotidiano, como para professores, que precisam pensar e repensar em métodos de ensino que despertem o interesse do discente pela disciplina. Desse modo, o uso da metodologia ativa Estudo de Caso surge como uma forma de promover um ensino pautado na participação ativa e direta do estudante, instigando-o na procura de informações e na resolução de problemas, visto que o objetivo do Estudo de Caso é fomentar o lado investigativo, crítico, político e social através de uma aprendizagem baseada em problemas. O referente trabalho objetiva ofertar uma Oficina, de forma remota, sobre o uso do Estudo de Caso no ensino de Ciências e áreas afins, o público alvo serão estudantes de Licenciatura em Química, Física ou Biologia e também professores desta área. Dessa maneira, uma sala de aula virtual foi preparada com vídeos explicativos, slides e atividades referentes ao Estudo de Caso, abordando sua origem, características e sua relação com uma aprendizagem ativa e significativa no ensino de Ciências. Como forma de avaliação do projeto, serão aplicados questionários antes e após a Oficina a fim de coletar dados sobre os saberes adquiridos e um parecer da mesma, além disso, cada participante irá elaborar um Caso. A Oficina acontecerá de forma virtual e assíncrona, permitindo uma maior flexibilidade de horários. Portanto, com a realização do projeto, espera-se gerar uma reflexão, por parte dos participantes, sobre as práticas educacionais e proporcionar o entendimento de como o Estudo de Caso pode ser uma metodologia interessante para tornar a aula mais atrativa e participativa por parte dos estudantes.