Internacionalización en casa

una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global

Autores

  • Kleverson Gonçalves Willima Instituto Federal Fluminense
  • Daniel Vasconcelos Correa da Silva Instituto Federal Fluminense
  • Ileana Celeste Fernández Franzoso Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Internacionalização em casa, aprendizagem colaborativa, língua espanhola, Teletandem

Resumo

Estamos inseridos em um mundo cada vez mais conectado, o que permite que nossos estudantes interajam de maneira virtual com alunos geograficamente distantes, oportunizando o contato com outras culturas, o intercâmbio de conhecimentos, a compreensão das diferenças, o estímulo à solidariedade e a cultura de paz. A interação virtual entre estudantes de diferentes países permite que tenham a oportunidade de uma comunicação autêntica e os coloca em contato com contextos culturais diversos, desenvolvendo assim, a competência intercultural. O presente projeto, que nasceu dentro do âmbito da disciplina Espanhol como Língua Estrangeira, logo viu suas possibilidades ampliadas na integração com outras disciplinas. Nossa participação, desde 2020, na Comunidad de apoyo para Clases Espejo, promovida pela ETITC da Colômbia e também membro da UNESCO-UNEVOC, possibilitou dialogar com 32 instituições de diversos países e prospectar parceiros para desenvolver atividades conjuntas de internacionalização em casa. Exemplo disso são dois pilotos desenvolvidos no âmbito deste projeto: o primeiro, em parceria com a disciplina Redes de Computadores do curso Técnico em Informática do campus Quissamã, consistiu no desenvolvimento de material para classes espelho e, o segundo, em andamento entre o CELIFF e o CEL-ETITC é o Teletandem. O Teletandem consiste na utilização da aprendizagem colaborativa internacional on-line entre estudantes falantes de Português e falantes de Espanhol e já apresenta ótimos resultados. O citado projeto apoia-se em três princípios fundamentais: o princípio da separação das línguas; o princípio da reciprocidade e o princípio da autonomia. O objetivo principal do projeto é transpor os muros e as fronteiras que nos separam e aproximar os nossos estudantes a estudantes hispanófonos por meio de ações de internacionalização em casa, formando uma comunidade de prática de língua espanhola em situações autênticas de utilização, contribuindo para uma aprendizagem colaborativa e para uma educação de qualidade (ODS 4).

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

GONÇALVES WILLIMA, K. .; VASCONCELOS CORREA DA SILVA, D. .; FERNÁNDEZ FRANZOSO, I. C. . Internacionalización en casa: una propuesta para desarrollar la competencia intercultural y promover la ciudadanía global. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/867. Acesso em: 14 dez. 2024.