Estratégias de ensino da matemática por meio da robótica educacional

Autores

  • Luiza Ressiguier Gripp Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Aline de Souza Vieira Brêtas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Juliana da Costa Cabral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Verônica Manhães Saint’Clair Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Rigoberto Gregorio Sanabria Castro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Flavio Anderson Filete Instituto Federal Fluminense Campus Avançado de São João da Barra – IFF

Palavras-chave:

Educação Matemática, Robótica Educacional, Arduino

Resumo

O ensino-aprendizagem da matemática é a cada dia mais desafiador para um professor. Além de desinteresse dos alunos, faltam estrutura e recursos para uma aula que desperte a curiosidade dos adolescentes. Uma maneira de inovar o processo de aprendizagem é inserindo-a também na sala de aula, afinal, a sala de aula também faz parte do dia a dia. É fácil observar, principalmente nas escolas de ensino público, que o desenvolvimento tecnológico não tem chegado às salas de aula na mesma velocidade que chega às indústrias, na medicina e outros seguimentos. Visando reverter essa situação, esse projeto tem como principal característica disseminar e introduzir a robótica baseada no Arduino, como uma proposta de baixo custo, mas com avançados recursos tecnológicos que empregam conceitos das mais variadas áreas do conhecimento. Como projetos deste trabalho, serão apresentados o “Caminhando na Reta Numérica dos Números Inteiros”, o “Trabalhando com Números Inteiros”, “Cubo de LEDs” e o “Sonar Robótico”. O primeiro e o segundo, como os próprios nomes sugerem, abordam os números inteiros, utilizando de recursos do arduino para dinamizar o aprendizado; o terceiro, por sua vez, possibilita o aprendizado de elementos de um cubo e programação básica; já o último, aborda conceitos de geometria (ângulos, raio, entre outros). Por meio deste projeto, tem-se a intenção de mostrar o processo de construção e programação dos robôs, compreender o funcionamento de seus componentes e aplicar o conhecimento adquirido. A aplicação é feita com resolução de problemas da matemática contextualizados na temática da robótica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

RESSIGUIER GRIPP, L. .; SOUZA VIEIRA BRÊTAS, A. de; COSTA CABRAL, J. da; MANHÃES SAINT’CLAIR, V.; SANABRIA CASTRO, R. G.; FILETE, F. A. . Estratégias de ensino da matemática por meio da robótica educacional. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/865. Acesso em: 28 mar. 2024.