Democratização do acesso ao ensino superior

a contribuição do Pré-vestibular Social Teorema como política pública de ampliação da igualdade de oportunidades

Autores

  • Adriana Ribeiro da Cost Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Francisco Iratan Coelho Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Tiago Tavares da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Evanilda Soares Pessanha Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Fábio Silva Simões Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Cláudia Lopes Prins Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Discente, Exclusão Socia, Virtualização

Resumo

O projeto Pré-vestibular Social Teorema tem como objetivo contribuir para a democratização do ingresso de estudantes carentes nas universidades públicas no estado do Rio de Janeiro, facilitando o acesso ao ensino preparatório para o ENEM, ofertando curso preparatório, acessível e gratuito, para estudantes que não podem estudar em cursos pré-vestibulares tradicionais, geralmente particulares. O projeto busca ainda problematizar e facilitar o processo de rompimento com os mecanismos historicamente construídos de exclusão social, atuando na formação, com atenção especial para o processo de seleção para o ensino superior. Neste ano, assim como no ano anterior, em razão da pandemia do COVID-19, adaptações se fizeram necessárias para dar continuidade nas atividades do Teorema, visando minimizar os prejuízos que a ausência de aulas poderia ocasionar na formação dos discentes. As novas formas para ministrar as aulas foram aperfeiçoadas, assim como o acompanhamento dos estudantes, de modo a continuar a atendê-los, garantindo a participação e evitando a evasão nas aulas. Aulas virtualizadas continuaram a ser empregadas, assim como o acompanhamento dos estudantes, através da plataforma Google Meet, na qual as aulas têm sido ministradas, possibilitando a interação entre docentes e discentes durante todo período de aula. Afim de garantir o bom funcionamento, os bolsistas atuam durante todo período, esclarecendo dúvidas e dificuldades de acesso a plataforma, sendo responsáveis por manter a organização e idoneidade do ambiente virtual. Aplicativos como Whatssap e Instagram, aliado a ligações telefônicas, possibilitam o diálogo com alunos. O Instagram por sua vez possibilita a divulgação de eventos interdisciplinares e a interação dos estudantes com os conteúdos e enquetes, semanalmente disponibilizados, fundamentais para disseminação de conteúdo e retornos através de feedbacks dos próprios alunos. Este Projeto apresenta grande importância social e sua continuidade é necessária.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

RIBEIRO DA COST, A. .; COELHO JÚNIOR, F. I.; TAVARES DA SILVA, T. .; SOARES PESSANHA, E.; SILVA SIMÕES, F.; LOPES PRINS, C. Democratização do acesso ao ensino superior: a contribuição do Pré-vestibular Social Teorema como política pública de ampliação da igualdade de oportunidades. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/864. Acesso em: 19 abr. 2024.