Atendimento psicossocial como mecanismo de ampliação da igualdade de oportunidades

perspectivas e contribuições para o desenvolvimento dos alunos do pré-vestibular Social Teorema

Autores

  • Meliton Benjamin Estefania Ortiz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Liz Nunes da Costa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Raphael Soares Tinoco Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Taiana Alves Rodrigues Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Isabella Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Janie Mendes Jasmim Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Pré-Vestibular Social, Democratização da Educação, Ensino Superior

Resumo

O Pré-Vestibular Social Teorema tem o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior nas instituições públicas aos setores historicamente marginalizados e excluídos do processo educacional. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos estudantes por meio do suporte psicossocial, já que o público do curso são estudantes de baixa renda que na maioria das vezes encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma ação que visa contribuir para a democratização do ensino superior e proporcionar a sua popularização corroborando para que as classes sociais desfavorecidas possam alcançar altos níveis acadêmicos. A equipe multidisciplinar está voltada para o contexto social dos alunos com o objetivo de identificar os fatores que possam estar influenciando negativamente e implementar estratégias de ação para os adolescentes que cursam o Pré-Vestibular Social Teorema com a finalidade de evitar a evasão, orientar e trazer informações a respeito de temáticas atuais e de interesse dos vestibulandos. Estes estudantes enfrentam empecilhos como a instabilidade econômica, violência, uso de drogas, falta de acesso à tecnologia, déficit de aprendizagem e baixa resiliência emocional. A metodologia de ação consiste em desenvolver atividades de Orientação Vocacional e Profissional, realizar atendimentos coletivos, identificar situações de risco, executar ações preventivas junto com o corpo docente, desenvolver ações esclarecedoras sobre sexualidade, ética, agressividade, dentre outros temas. Também são viabilizadas ações motivacionais para toda a equipe por meio dos eventos e atividades, desenvolvendo as relações grupais. Dessa forma, espera-se contribuir para a democratização do acesso ao Ensino superior combatendo a evasão escolar, o desinteresse pelo estudo, a indisciplina e a violência. Portanto, espera-se proporcionar mobilização dos vestibulandos auxiliando numa mudança estrutural da sociedade por meio de uma metodologia de ação para atender às necessidades das minorias contribuindo na busca por uma sociedade mais igualitária.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

BENJAMIN ESTEFANIA ORTIZ, M. .; NUNES DA COSTA, L.; SOARES TINOCO, R. .; ALVES RODRIGUES, T. .; GOMES DA SILVA MUYLAERT MONTEIRO DE CASTRO, I. .; MENDES JASMIM, J. . Atendimento psicossocial como mecanismo de ampliação da igualdade de oportunidades: perspectivas e contribuições para o desenvolvimento dos alunos do pré-vestibular Social Teorema. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/862. Acesso em: 22 dez. 2024.