Promovendo o conhecimento e a divulgação da biotecnologia para alunos do ensino médio na região Norte Fluminense
Palavras-chave:
Biologia, Ciências, Ensino, PesquisaResumo
Atualmente, várias questões envolvendo Biotecnologia fazem do cotidiano do cidadão, no entanto, esse tema não é bem compreendido por grande parte da população. No ambiente escolar, temas em Biotecnologia são abordados como pontos isolados dentro de cada matéria na área de Ciências e Biologia. Desta forma, é importante o desenvolvimento de atividades que possibilitem uma visão global do tema. Com a impossibilidade de atuar em escolas, devido ao cenário atual, o objetivo desse trabalho foi difundir e promover o conhecimento em Biotecnologia utilizando canais digitais, atingindo assim um público mais amplo, confeccionando material virtual para divulgação científica sobre o tema. Dentre as atividades, foram realizadas palestras ao vivo (lives) no YouTube, elaboração de cards e vídeos com temas em Biotecnologia para divulgação nos canais Instagram (https://www.instagram.com/biotecnologia.cotidiano.uenf/) e Facebook (https://www.facebook.com/biotecnologia.cotidiano) do projeto. Visando aumentar a interação com o público, foram elaborados “Quiz” com perguntas associadas ao conteúdo dos cards postadas via ferramenta histories do Instagram do projeto. As palestras abordaram de forma simplificada o conceito de Biotecnologia, a diferença entre Biotecnologia Clássica e Moderna e a aplicação da biotecnologia nas diferentes áreas, mostrando como a biotecnologia impacta diretamente o cotidiano da população. Durante as lives foi aplicado questionários utilizando o Google Forms para averiguar o conhecimento prévio e o conhecimento obtido. Mediante os dados obtidos através de questionários virtuais aplicados, interações via lives e Quiz, pode-se observar que uma grande parcela dos alunos participantes e a sociedade em geral conseguiram identificar processos Biotecnológicos presentes no cotidiano, possibilitando inserção e esclarecimento da Biotecnologia, numa visão global e o estabelecimento de uma ponte entre desenvolvimento científico e ensino básico, pela divulgação das pesquisas realizadas no âmbito Biotecnológico.