Promovendo o conhecimento e a divulgação da biotecnologia para alunos do ensino médio na região Norte Fluminense

Autores

  • Guilherme da Silva de Oliveira Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)
  • Lorran Campos Guizzo Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)
  • Jéssica Nascimento Costa Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)
  • Jackellinne Caetano Douétts-Peres Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)
  • Aline Melila Licurgo Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)
  • Vanildo Silveira Laboratório de Biotecnologia (LBT), CBB, UENF
  • Claudete Santa-Catarina Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT)

Palavras-chave:

Biologia, Ciências, Ensino, Pesquisa

Resumo

Atualmente, várias questões envolvendo Biotecnologia fazem do cotidiano do cidadão, no entanto, esse tema não é bem compreendido por grande parte da população. No ambiente escolar, temas em Biotecnologia são abordados como pontos isolados dentro de cada matéria na área de Ciências e Biologia. Desta forma, é importante o desenvolvimento de atividades que possibilitem uma visão global do tema. Com a impossibilidade de atuar em escolas, devido ao cenário atual, o objetivo desse trabalho foi difundir e promover o conhecimento em Biotecnologia utilizando canais digitais, atingindo assim um público mais amplo, confeccionando material virtual para divulgação científica sobre o tema. Dentre as atividades, foram realizadas palestras ao vivo (lives) no YouTube, elaboração de cards e vídeos com temas em Biotecnologia para divulgação nos canais Instagram (https://www.instagram.com/biotecnologia.cotidiano.uenf/) e Facebook (https://www.facebook.com/biotecnologia.cotidiano) do projeto. Visando aumentar a interação com o público, foram elaborados “Quiz” com perguntas associadas ao conteúdo dos cards postadas via ferramenta histories do Instagram do projeto. As palestras abordaram de forma simplificada o conceito de Biotecnologia, a diferença entre Biotecnologia Clássica e Moderna e a aplicação da biotecnologia nas diferentes áreas, mostrando como a biotecnologia impacta diretamente o cotidiano da população. Durante as lives foi aplicado questionários utilizando o Google Forms para averiguar o conhecimento prévio e o conhecimento obtido. Mediante os dados obtidos através de questionários virtuais aplicados, interações via lives e Quiz, pode-se observar que uma grande parcela dos alunos participantes e a sociedade em geral conseguiram identificar processos Biotecnológicos presentes no cotidiano, possibilitando inserção e esclarecimento da Biotecnologia, numa visão global e o estabelecimento de uma ponte entre desenvolvimento científico e ensino básico, pela divulgação das pesquisas realizadas no âmbito Biotecnológico.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, G. da; CAMPOS GUIZZO, L. .; NASCIMENTO COSTA, J. .; CAETANO DOUÉTTS-PERES, J. .; MELILA LICURGO, A. .; SILVEIRA, V. .; SANTA-CATARINA, C. . . Promovendo o conhecimento e a divulgação da biotecnologia para alunos do ensino médio na região Norte Fluminense. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/860. Acesso em: 14 dez. 2024.