Utilizando o celular para observação de estruturas microscópicas nas aulas de biologia
uma alternativa a falta de infraestrutura nas escolas
Palavras-chave:
Ensino, Microscopia, Biologia CelularResumo
A contextualização no ensino da biologia é um fator que influencia positivamente na qualidade e efetividade da aprendizagem dessa disciplina. Nesse sentido, a escola deve ser mediadora das relações entre o conhecimento científico e o cotidiano do aluno. No entanto, a precariedade de recursos, a falta de infraestrutura e a baixa oferta de programas de capacitação docente acabam se tornando um desafio intransponível na busca de uma educação de excelência em muitas instituições educacionais. A partir disso, nosso trabalho propõe a otimização, criação e divulgação de metodologias de ensino baseadas em tecnologias acessíveis e de fácil execução. Nesse projeto queremos demonstrar as múltiplas possibilidades do uso da câmera dos telefones móveis (celular), que associadas a lentes retiradas de lixo eletrônico, podem funcionar como ferramenta na observação de estruturas microscópicas em biologia. Até o momento, criamos um “microscópio caseiro” de baixo custo e otimizamos algumas práticas utilizando esse aparato. Os resultados obtidos no projeto estão sendo divulgados através das redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos. Assim, esperamos difundir e compartilhar ideias para um ensino mais interativo e dinâmico, possibilitando ao aluno uma experiência ativa no processo de ensino-aprendizagem.