Utilizando o celular para observação de estruturas microscópicas nas aulas de biologia

uma alternativa a falta de infraestrutura nas escolas

Autores

  • Líbia Robaina Barroso dos Santos Instituto Federal Fluminense
  • Maria Clara de Souza Gomes Moreth Instituto Federal Fluminense
  • Sylvio Botelho Júnior Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Ensino, Microscopia, Biologia Celular

Resumo

A contextualização no ensino da biologia é um fator que influencia positivamente na qualidade e efetividade da aprendizagem dessa disciplina. Nesse sentido, a escola deve ser mediadora das relações entre o conhecimento científico e o cotidiano do aluno. No entanto, a precariedade de recursos, a falta de infraestrutura e a baixa oferta de programas de capacitação docente acabam se tornando um desafio intransponível na busca de uma educação de excelência em muitas instituições educacionais. A partir disso, nosso trabalho propõe a otimização, criação e divulgação de metodologias de ensino baseadas em tecnologias acessíveis e de fácil execução. Nesse projeto queremos demonstrar as múltiplas possibilidades do uso da câmera dos telefones móveis (celular), que associadas a lentes retiradas de lixo eletrônico, podem funcionar como ferramenta na observação de estruturas microscópicas em biologia. Até o momento, criamos um “microscópio caseiro” de baixo custo e otimizamos algumas práticas utilizando esse aparato. Os resultados obtidos no projeto estão sendo divulgados através das redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos. Assim, esperamos difundir e compartilhar ideias para um ensino mais interativo e dinâmico, possibilitando ao aluno uma experiência ativa no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

ROBAINA BARROSO DOS SANTOS, L. .; SOUZA GOMES MORETH, M. C. de; BOTELHO JÚNIOR, S. . Utilizando o celular para observação de estruturas microscópicas nas aulas de biologia: uma alternativa a falta de infraestrutura nas escolas. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/856. Acesso em: 24 nov. 2024.