Rompendo com os muros da universidade

divulgação e popularização das pesquisas científicas com formigas na região norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Guilherme Iezo Fadini Pereira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Ana Cristina Ladeira de Souza Gesualdi Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Gabriela Tatagiba-Araujo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Fabíola Bonicenha Endringer Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Omar Bailez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Ana Maria Viana-Bailez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Redes sociais, Educação ambiental, Extensão, Formigas

Resumo

As restrições de contato social causadas pela pandemia de coronavírus provocou mudanças na forma de comunicação e divulgação de informações. Muitas atividades presenciais foram adaptadas a ambientes virtuais, como redes sociais, que permitiram uma comunicação de forma remota mas, com alcance de grande número de pessoas. Nosso grupo realiza pesquisas sobre comportamento de formigas. As formigas estão presentes em quase todos os ecossistemas, e por sua complexa biologia e fisiologia e pelo seu papel nas cadeias tróficas constitui um destacado modelo para educação ambiental. Entre as formigas, destaca-se o grupo conhecido como formigas-cortadeiras de folhas pela sua complexa organização social, seu sucesso evolutivo e seu papel de herbívoro dominante dos ecossistemas subtropicais e tropicais. O objetivo deste projeto é divulgar e popularizar resultados de pesquisas científicas sobre formigas-cortadeiras e de outras espécies como as formigas urbanas. Para isso, publicamos na rede social Instagram, na página @formigaslef, diversos materiais sobre biologia, ecologia, comportamento, taxonomia e métodos de controle de formigas, ambientalmente adequados de uso doméstico e agrícola. O material divulgado totalizou 45 publicações na plataforma no formato de Reels, IGTV, postagens com fotos em carrossel e stories. A página @formigaslef alcançou um total de 988 seguidores, a maioria de 18 e 44 anos. Além do Brasil, registramos seguidores da Colômbia, Estados Unidos, Argentina e Peru. Algumas publicações superaram 3150 acessos. A divulgação através de Instagram permitiu interação rápida, dinâmica e descontraída, com um número muito superior de pessoas que o alcançado nas atividades de extensão na modalidade presencial.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

IEZO FADINI PEREIRA, G. .; LADEIRA DE SOUZA GESUALDI, A. C. .; TATAGIBA-ARAUJO, G. .; BONICENHA ENDRINGER, F. .; BAILEZ, O. .; VIANA-BAILEZ, A. M. . Rompendo com os muros da universidade: divulgação e popularização das pesquisas científicas com formigas na região norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/850. Acesso em: 25 abr. 2024.