Desenvolvimento de espaço virtual para o debate de ações de inclusão no atendimento de alunos com deficiência e alunos com necessidades educacionais específicas

Autores

  • Jane Fernandes da Costa Instituto Federal Fluminense
  • Natalia Bousquet Batista Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Necessidades Educacionais Específicas, alunos com deficiência, Troca de Experiências, Melhoria no Atendimento

Resumo

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã atua na articulação da comunidade para o estabelecimento de práticas inclusivas e da educação especial e específica na divulgação de ações realizadas para a oferta de resultados de educação e socialização do aluno atendido. Este projeto de extensão pretende ampliar o debate sobre a ações de inclusão para alunos com deficiência e alunos com necessidades educacionais específicas a partir do desenvolvimento de um espaço virtual com encontros remotos síncronos através da plataforma Google Meet que abarcarão o debate, o compartilhamento de experiências e a proposição de ações para melhoria do atendimento deste aluno, sua formação integral e inserção na sociedade. O modelo de roda de conversas foi adotado para favorecer a troca de experiências e a cada sessão, um especialista da área foi convidado para encaminhar o debate, mediado pela coordenadora do projeto. De fevereiro a setembro de 2021, quatro encontros virtuais foram realizados, com os seguintes temas: i) Permanência e Êxito: da Flexibilização Curricular à Terminalidade Específica; ii) Atendimento Educacional Especializado e as experiências no IF Baiano; iii) Desafios e possibilidades na prática docente e as necessidades específicas da pessoa cega e iv) Quem é o profissional de AEE? Formação e Atribuições. O projeto permite conectar membros da comunidade interna como docentes, técnicos administrativos em educação e da comunidade externa como profissionais de outras instituições no desenvolvimento de um espaço crítico e reflexivo em busca das melhores práticas de atuação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

FERNANDES DA COSTA, J.; BOUSQUET BATISTA, N. . Desenvolvimento de espaço virtual para o debate de ações de inclusão no atendimento de alunos com deficiência e alunos com necessidades educacionais específicas. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/842. Acesso em: 28 mar. 2024.