Ensino híbrido
repensando a sala de aula
Palavras-chave:
Ensino de Física, TDIC, Ensino HíbridoResumo
A cada dia que passa, a literatura científica disponibiliza novas ideias que vêm surgindo para melhorar o ensino e aprendizagem de Física. Com o avanço da tecnologia, novos recursos didáticos são disponibilizados para o professor de Física melhorar o seu trabalho em sala de aula como os ambientes virtuais de aprendizagem, simulação, sites, vídeos, softwares para gravar as aulas etc.. Isto faz com que a sala de aula se torne um ambiente motivador acompanhando uma geração que nasceu mergulhada nesse turbilhão de informações tecnológicas. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) foram essenciais para dar continuidade aos estudos neste período de pandemia por causa da Covid-19, que começou em março de 2020, e se estender até hoje. Com isso, este projeto de extensão tem como objetivo repensar a sala de aula a partir do ensino híbrido, onde através das TDICs o ensino de Física pode se tornar motivador mudando um pouco a ideia que a disciplina Física seja difícil para os alunos. Um questionário de opiniões que foi produzido através do Formulário Google, foi possível analisar os relatos enviados pelos alunos do ensino médio de uma escola pública, localizada em Maricá/RJ, onde todos possuem algum aparelho eletrônico para acompanhar as aulas remotas, podemos destacar que 59,4% dos alunos tinham computador e celular disponíveis. Além disso, a plataforma Moodle que não era conhecida pela maioria dos alunos, totalizando 78%, mostrou-se bem aceita pelos alunos, onde apenas 15,6% ficaram insatisfeitos.