Abordagem alternativa para o ensino de física com sensores de baixo custo

Autores

  • Arthur Polonia da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Heitor Gonçalves Riter Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Matheus Luz Lopes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Juan Carlos Chrisostomo Lamônica Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Elias Alves Soares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Alexandre Alves Belga Esteves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Mateus de Souza Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Leonardo Mota Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Maria Priscila Pessanha de Castro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Marcelo Silva Sthel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Marcelo Gomes da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Ensino, Física, Arduino, Python

Resumo

A partir da ideia de motivar estudantes e tornar atraente os conceitos da Física fazendo uso de sensores de baixo custo compatíveis com a placa Arduino e a linguagem Python, @arduinouenf desenvolveu três experimentos com o transdutor ultrassônico HC-SR04. O primeiro consistiu em um protótipo de um sensor de ré, para isso o HC-SR04 foi montado sobre um carro de controle remoto. Essa montagem também continha um elemento sonoro (buzzer) e um visual (LED). À medida que o carro se aproximava de um anteparo, tanto o buzzer quanto o LED emitiam som e luz em períodos mais curtos. Outro experimento desenvolvido foi o mini sonar, possibilitando abordarmos o conceito de ecolocalização. E por fim elaborou-se uma nova proposta para aferir comprimentos de mangueiras através do sensor ultrassônico. Os experimentos foram apresentados nos Colégios Estaduais Coronel Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos (Poço Gordo) e Nelson Pereira Rebel (Travessão). Devido ao contexto de pandemia, criou-se uma página no Instagram com proposito de divulgar o projeto por meios de vídeos e fotos elaborados pelos bolsistas. Como consequência desse projeto, outras duas propostas foram recentemente aprovadas pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, 12 (doze) bolsas de Jovens Talentos serão implementadas para estudantes da Rede Estadual de Educação do Município de Campos dos Goytacazes. Como perspectivas futuras, o @arduinouenf tem se dedicado na caracterização de sensores de temperatura e pressão (BME680) e de gases (MQ), visando a implementação de uma mini-estação meteorológica didática. Assim, o conceito de mudanças climáticas, tão em voga no cenário atual, poderá ser apresentado nesses Colégios.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

POLONIA DA SILVA, A. .; GONÇALVES RITER, H. .; LUZ LOPES, M. .; CHRISOSTOMO LAMÔNICA, J. C. .; ALVES SOARES, E. .; ALVES BELGA ESTEVES, . A. .; SOUZA FREITAS, M. de; MOTA, L. .; PESSANHA DE CASTRO, M. P. .; SILVA STHEL, M. .; GOMES DA SILVA, M. . Abordagem alternativa para o ensino de física com sensores de baixo custo. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/839. Acesso em: 21 nov. 2024.