Tecendo relações

saberes e estratégias de promoção de saúde mental no âmbito escolar

Autores

  • Jamille Muniz Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé
  • Talia Ferreira Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé
  • Leonardo Souza Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé
  • Jéssica Monteiro Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé

Palavras-chave:

Educação, Saúde Mental, Relações Sociais

Resumo

A proposta do Projeto de Extensão “A importância da inteligência emocional na promoção da saúde mental no âmbito escolar: uma capacitação docente como estratégia de prevenção e promoção de aprendizado saudável” surge no início do ano de 2021, motivada pela realidade de adoecimento mental e emocional muito presente e crescente entre nossos estudantes. Tanto as situações evidenciadas nos atendimentos e acompanhamentos feitos pela assistência estudantil do IFF Campus Macaé, quanto um levantamento feito com os docentes da unidade, visando conhecer o seu perfil e como percebem sua capacidade de lidar com a questão da saúde mental na escola, deram substância para a construção desse projeto de extensão, o qual tem como fruto, o curso de extensão “Tecendo Relações: saberes e estratégias de promoção de saúde mental no âmbito escolar”. O objetivo é contribuir para a formação docente no que diz respeito a conhecimentos e estratégias de promoção de saúde mental no âmbito escolar, cooperando com a capacidade deste corpo de professores de somar para a construção de uma política de educação que engendre relações pedagógicas saudáveis e que se estruture na contramão de tendências individualizantes e adoecedoras, as quais tem se feito presentes na sociedade contemporânea com ainda maior expressividade.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

MUNIZ, J. .; FERREIRA, T. .; SOUZA, L. .; MONTEIRO, J. . Tecendo relações: saberes e estratégias de promoção de saúde mental no âmbito escolar. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/835. Acesso em: 22 dez. 2024.