Criação de um site destinado ao ensino de biologia vegetal

Autores

  • Denise Degnino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Jéssica Evelyn Vasconcelos Alves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Lynda Shéryllin Caboclo Viana Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Paulo Cézar Viana Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Jan Schripsema Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

biologia vegetal, botânica, ensino, sites educacionais, tecnologia

Resumo

As plantas estão presentes em nosso dia a dia, sendo essenciais para a vida na Terra e o equilíbrio ecológico. Além de serem a base da cadeia alimentar, elas geram o oxigênio e são essenciais em nosso dia a dia como por exemplo, para a fabricação de medicamentos, combustíveis, móveis e roupas. Apesar da importância das plantas observamos a falta de conhecimento a seu respeito devido à deficiência no ensino de biologia vegetal gerado por exemplo, pela ausência da aplicação de novos métodos de ensino. Para que o ensino de biologia vegetal seja eficaz, além da aplicação de novos métodos de ensino, é essencial a disponibilização de recursos pedagógicos de qualidade para docentes e discentes. Os sites educacionais disponíveis na internet são comumente usados como recurso pedagógico. No entanto, na internet, a qualidade da informação disponível é variável. O projeto teve como primeiro objetivo avaliar o conteúdo de sites em português contendo informações acerca do tema biologia vegetal. Foram avaliados a atualização, o público-alvo, a facilidade de acesso, a clareza na exposição do tema e os órgãos de financiamento dos sites. Conclui-se que os sites apresentavam deficiências incluindo erros conceituais. Devido a esses resultados foi criado o site “Conhecendo Biologia Vegetal”
(https://sites.google.com/uenf.br/conhecendobiologiavegetal/p%C3%A1gina-inicial.) que contém recursos analisados e selecionados cautelosamente na rede em fontes em português e inglês. Hoje o site abriga material em diversos formatos como vídeos, cartilhas, livros, atividades interativas, sugestões de aulas práticas além de links para outros sites úteis. Por vezes há necessidade de adequação do material disponível como foi o caso da edição das traduções automáticas dos vídeos melhorando assim a qualidade das legendas. Além de material disponível na rede o site abriga uma pequena coleção de cartilhas autorais desenvolvida por integrantes do grupo. O site é periodicamente alimentado com novos conteúdos.

 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

DEGNINO, D.; VASCONCELOS ALVES, J. E.; CABOCLO VIANA, L. S.; VIANA JÚNIOR, . P. C.; SCHRIPSEMA, J. . Criação de um site destinado ao ensino de biologia vegetal. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/833. Acesso em: 26 abr. 2024.