Desenvolvimento e sedimentação da conscientização infanto-juvenil para a importância da conservação do patrimônio ambiental

Autores

  • Beatriz Soares Ferreira Carvalhal Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Kelly dos Santos Bastos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Sathiê Rocha de Freitas Guimarães Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Tamara dos Santos Vitorino Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Thais Pereira Soares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Tânia Jacinto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Educação ambiental, Preservação, Bem comum

Resumo

Este projeto está sendo realizado na Escola Municipal São Francisco de Assis, comunidade do matadouro, com turmas do 1, 2, 3 e 4 ano do Ensino Fundamental I. Com a necessidade de desenvolver o projeto durante uma pandemia, tivemos que nos adaptar com as medidas sanitárias de afastamento social que impossibilitou as aulas presenciais. Para contornar essa situação utilizamos da produção de vídeos para alcançar nossos objetivos. Deste modo, conduzimos o trabalho de educação ambiental de forma satisfatória. Diferentes temas já foram abordados por exemplo: o meio ambiente, biomas brasileiros, Aedes aegypti e o Projeto Tamar. Buscamos ajustar a complexidade dos vídeos para o nível de escolaridade do aluno/turma. Independente do tema abordado (em cada vídeo) reforçamos a importância da preservação do meio ambiente tanto para a saúde humana como para os demais seres vivos. Também passamos a noção da importância de se preservar o bem comum como os mares, florestas, animais, rios, etc...Para esta finalidade, práticas como acúmulo de lixo em locais inadequados, queimadas, desmatamento devem ser combatidas. Gostaríamos de ressaltar, que estamos confiantes com o andamento do projeto via a produção desses vídeos, especialmente porque temos o relato da diretora da escola (Profa. Nádia) que os alunos ficam contentes com esse material.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SOARES FERREIRA CARVALHAL, B. .; SANTOS BASTOS, K. dos; ROCHA DE FREITAS GUIMARÃES, S. .; SANTOS VITORINO, T. dos; PEREIRA SOARES, T. .; JACINTO, T. . Desenvolvimento e sedimentação da conscientização infanto-juvenil para a importância da conservação do patrimônio ambiental. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/828. Acesso em: 25 abr. 2024.