O herbário UENF como espaço não formal para o ensino da biodiversidade da flora da região Norte Fluminense
Palavras-chave:
Biodiversidade, Conservação, Redes sociais, Educação ambientalResumo
O Herbário do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (HUENF) tem promovido o ensino da botânica e da conservação da biodiversidade da flora ao longo de mais de 16 anos de atuação, através de ações ligadas ao projeto “O Herbário Itinerante” que tem por objetivo visitar diferentes instituições de ensino, órgão públicos e comunidades rurais, levando o conhecimento sobre a importância dos Herbários para a conservação da flora com ações desenvolvidas em feiras de ciências, palestras e minicursos. Na atual situação em que o Mundo se encontra, devido à pandemia do SARS-CoV-2, novas perspectivas foram traçadas para levar o conteúdo à população. Ações virtuais como: atualização do feed do Instagram, que conta com um itinerário semanal pré-aprovado, “Lives” com especialistas convidados e Webnários através do YouTube, além de postagens no Facebook para informes gerais. Estas redes sociais do HUENF tem experimentado um crescimento no número de visitas, engajamento e seguidores. A proposta atual busca interagir com o “visitante virtual” em várias plataformas e de maneiras distintas, seja como acesso posterior ao YouTube para assistir o conteúdo lá disponibilizado, compartilhando imagens no Instagram ou assistindo o conteúdo Ao Vivo através das lives. O acervo do HUENF possui cerca de 12.000 amostras disponíveis para consulta online em plataformas como JABOT, REFLORA e SpeciesLink. Dessa forma, o HUENF atua como ferramenta para o ensino da biodiversidade da região Norte-Fluminense, sendo importante para promoção da educação ambiental regional através da disponibilização de dados e informações para a comunidade em geral sobre a preservação de nossa flora, buscando assim, amortizar o impacto da pandemia.